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17 de Junho de 2024
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    Melhoria dos serviços reduz tempo de espera - Previdência

    No último ano, o tempo que o segurado espera entre o agendamento eletrônico e o momento de ser atendido na Agência da Previdência Social (APS) caiu, na média nacional, em 54,3%, para as aposentadorias, e em 29,96%, para o salário-maternidade. O avanço, que permitiu aos usuários terem acesso mais rápido aos seus benefícios, resulta do aumento e gerenciamento de vagas nas unidades do INSS e outras medidas de melhoria do atendimento e de segurança do sistema de marcação.

    Em junho, o segurado da Previdência Social aguardava uma média de 20 dias para ser atendido em uma APS para requerer a aposentadoria (tanto por idade quanto por tempo de contribuição). No mesmo mês do ano passado a espera era de 43 dias. Para o salário-maternidade, o tempo caiu de 42 para 30 dias. O tempo é contado a partir do agendamento, pela Central 135 ou na página www.previdência.gov.br, até o atendimento na APS.

    A queda ocorreu não só na média nacional. O Tempo Médio de Espera do Atendimento Agendado (TMEA) diminuiu na maioria dos estados. Em São Paulo, caiu 81,5%, no último ano, para as aposentadorias, indo de 61 para 11 dias. No salário-maternidade, o melhor índice foi observado no Rio Grande do Norte. A espera das seguradas foi reduzida de 59 para nove dias (queda de 84,3%).

    Vagas – A redução do TMEA foi possível devido à abertura de mais vagas para atendimento nas APS. Segundo o INSS, desde junho do ano passado foram abertas 2,5 milhões de vagas, para as aposentadorias, e um milhão para o salário-maternidade. Somente em junho deste ano, por exemplo, a oferta de vagas para os segurados que procuravam aposentadoria – por idade ou tempo de contribuição – era 22,1% maior do que no mesmo mês do ano passado. No caso do salário-maternidade, a oferta de vagas cresceu 33,8% neste período.

    Este ano, a concessão de benefícios em até 30 minutos intensificou a abertura de vagas, para fazer frente à demanda por parte dos segurados que, alertados pela Previdência, passaram a buscar mais informações sobre seus direitos. Somente de janeiro a junho, a oferta de vagas para as trabalhadoras que buscaram o salário-maternidade cresceu 21,1%.

    Segurança – As medidas adotadas pelo INSS para reforçar a segurança dos usuários também contribuíram na redução do TMEA. No último ano, o instituto intensificou suas ações para coibir os intermediários, salientando aos segurados que os serviços previdenciários são simplificados e gratuitos.

    Da mesma forma, mecanismos foram desenvolvidos na Central 135 e no portal da Previdência Social para evitar agendamentos desnecessários ou fraudulentos. Quem liga para o 135 ou acessa a internet não pode, por exemplo, agendar ao mesmo tempo benefícios incompatíveis, como aposentadoria e auxílio-reclusão. Nem tampouco um homem pode agendar salário-maternidade. Com essas ações de proteção, o INSS garante a reserva de vagas apenas aos segurados que realmente necessitem do benefício, reduzindo o tempo de espera.

    Informações para a Imprensa

    Rilton Pimentel

    (61) 2021-5113

    ACS/MPS

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/melhoria-dos-servicos-reduz-tempo-de-espera-previdencia/1640062

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