Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Método indutivo, dedutivo & analógico

    Diferença e Exemplos.

    Publicado por Rafael Alexandre
    há 9 anos

    Método Indutivo

    Método indutivo parte do particular para o geral, ou seja, a pessoa tira conclusões a partir de casos parecidos onde pressupõe uma verdade geral. Esse método pode ser verdadeiro ou falso e á uma grande probabilidade de erro, pois ele é quantitativo, baseado em estatísticas onde tiram se conclusões a partir de um numero de acontecimentos.

    Conclui-se que a indução não é um raciocínio único: ela compreende um conjunto de procedimentos, uns empíricos, outros lógicos e outros intuitivos.

    · Exemplos

    Como exemplo de método indutivo tem-se: A terra, Marte, Vênus e Júpiter são desprovidos de luz própria. Ora, a Terra, Marte, Vênus e Júpiter são todos planetas. Logo, todos os planetas são desprovidos de luz própria.

    Método Dedutivo

    Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada (s) premissa (s).

    A indução normalmente se contrasta à dedução.

    Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras se o raciocínio respeitar uma forma lógica válida.

    Partindo de princípios reconhecidos como verdadeiros (premissa maior), o pesquisador estabelece relações com uma segunda proposição (premissa menor) para, a partir de raciocínio lógico, chegar à verdade daquilo que propõe (conclusão).

    Exemplos

    Um exemplo de um argumento dedutivo:

    1. Todos os homens são mortais.

    2. Sócrates é um homem.

    3. Portanto, Sócrates é mortal.

    A primeira premissa afirma que todos os objetos classificados como "homens" têm o atributo "mortal". A segunda premissa afirma que "Sócrates" é classificado como um "homem" - um membro do conjunto de "homens". A conclusão afirma então que "Sócrates" tem de ser "mortal" porque ele herda esse atributo de sua classificação como um "homem".

    Método Analógico

    Método Analógico é frequentemente utilizado na teoria e na prática jurídica, em matéria de fato e de direito, na elaboração da lei, na sua interpretação na prova judicial, nas pericias, na sentença. É passível de censura quando utilizado no assentamento de conceitos científicos, tendo em vista serem as analogias, como as metáforas, arrebanhadas na preservação do dogmatismo, na continuidade entre o mundo conhecido e o desconhecido, impedindo a evolução do pensamento cientifico criador.

    De acordo com a tradição, fala-se em analogia no Direito, quase sempre, para definir o processo lógico pelo qual o aplicador da lei adapta a um evento concreto não previsto pelo legislador, regra jurídica atinente a um caso previsto, desde que entre ambos ocorra semelhança e a mesma razão jurídica para soluciona-los de forma igual. A esta regra, existente no ordenamento jurídico, denomina-se paradigma e sua concepção espelha-se na afirmativa dos romanos: Ubi eadem ratio ibi idem jus (onde houver o mesmo fundamento haverá o mesmo direito), ou Ubi eadem legis ratio ibi eadem dispositio (onde impera a mesma razão deve prevalecer à mesma decisão).

    Exemplos

    A árvore é um ser vivo.

    Tem metabolismo e reproduz-se. O ser humano também. Nisto são semelhantes. Ora se são semelhantes nestas coisas e a árvore cresce podemos concluir que o ser humano também cresce.

    • Publicações1
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49081
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/metodo-indutivo-dedutivo-analogico/149209798

    Informações relacionadas

    Ana Cláudia Aparecida de Jesus, Bacharel em Direito
    Artigoshá 6 anos

    Métodos de Interpretação do Direito - Aspectos Gerais

    Adeilson Oliveira, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Conceito do Direito, uma análise

    Thomaz Carneiro Drumond, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Qual a diferença entre analogia, interpretação analógica e interpretação extensiva?

    Antônio Caio Dias Lisboa, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Escolas do Pensamento Jurídico

    Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Cadeia de custódia da prova, sua quebra e consequência

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    qual a importância disto para o direito ? continuar lendo