Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mineradoras inadimplentes com o DNPM são condenadas a pagar multa por atraso no recolhimento de taxa de pesquisa

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, a legalidade de multa aplicada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP) à Brazminco e Brasroma Mineração. As empresas deixaram de recolher a taxa anual por hectare, indispensável para que sejam autorizadas pesquisas em áreas de mineração.

    Após terem sido multadas, as mineradoras entraram com Mandado de Segurança com o objetivo de anular o ato do DNMP. Alegaram que não existia norma expressa que assegurasse a aplicação da multa. Outro argumento apresentado em juízo foi que o DNPM não poderia emitir qualquer tipo de sanção administrativa sem antes aplicar uma advertência.

    A Procuradoria da Primeira Região (PRF1) e a Procuradoria Federal (PF) junto ao DNPM sustentaram, entretanto, que a atuação da autarquia federal baseou-se no Código de Mineracao (Decreto-Lei nº 227/67). A legislação estabelece que o não pagamento da taxa anual por hectare por dois anos seguidos é agravante para aplicação de multa e não de advertência.

    A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acolheu os argumentos da Advocacia-Geral da União e negou o pedido das mineradoras. A sentença reconheceu que "há dispositivo legal expresso para a hipótese do não pagamento da taxa anual por hectare, o que atrai a incidência das multas aplicadas".

    A PRF 1ª Região e a PF/DNPM são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação Cível nº 00400504-56.2005.4.013800 TRF-1ª Região

    Maurizan Cruz

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mineradoras-inadimplentes-com-o-dnpm-sao-condenadas-a-pagar-multa-por-atraso-no-recolhimento-de-taxa-de-pesquisa/2693194

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)