Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério da Justiça recebe relatora especial sobre Direito de Minorias da ONU

    Rita Izsák veio ao Brasil para avaliar as principais questões enfrentadas pelas minorias étnicas, religiosas e linguísticas do país

    há 9 anos

    Brasília, 18/09/15 - A relatora especial sobre Direito de Minorias da Organização das Nações Unidas (ONU), Rita Izsák, se reuniu com secretários do Ministério da Justiça na última segunda-feira (14). Ela estará no Brasil até dia 24 de setembro para identificar e avaliar as principais questões as minorias étnicas, religiosas e linguísticas do país enfrentam.

    Durante o encontro, o secretário de Assuntos Legislativos, Gabriel Sampaio, apontou alguns temas sociais que contam com o apoio e a representação do Ministério da Justiça e que fazem parte da lista de assuntos que Rita Izsák veio tratar no país. Entre os temas estão os direitos dos afrodescendentes e das minorias religiosas. “Estamos tratando de temas de alta relevância. Nós lidamos com assuntos relacionados à pauta social de maneira intensa”, explicou Gabriel Sampaio.

    O secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, por sua vez, explicou que sua secretaria é responsável por alguns temas que guardam relação com a visita da relatora, em especial a política migratória brasileira. “Os nossos recentes desafios são o aumento do fluxo migratório e de refugiados. O Brasil é um país constituído por fluxos migratórios, com uma tradição em políticas humanitárias e solidárias”, afirmou.

    Na oportunidade, Izsák afirmou que veio ao Brasil, principalmente, para identificar e avaliar as principais políticas públicas implementadas pelo governo em prol de grupos étnicos e religiosos, como os ciganos e os afrodescendentes. Ela também quer saber como é o acesso desses grupos minoritários à educação, à saúde e à cultura.

    Segundo a relatora, o Brasil também tem tido um papel de destaque no que se refere a dados recolhidos sobre origem étnica e políticas de ação afirmativa. Para ela, esse é um momento oportuno e crucial para conversar com todos os atores, de forma a considerar não apenas os desafios atuais, mas também para identificar iniciativas positivas tomadas pelo governo, pela sociedade civil e pelos líderes comunitários, para promover a união, a não discriminação, a paz e a compreensão entre os povos”, disse Izsák.

    Ministério da Justiça

    facebook.com/JusticaGovBr

    flickr.com/JusticaGovbr

    www.justiça.gov.br
    imprensa@mj.gov.br


    (61) 2025-3135/ 3315/ 9962



    • Publicações7213
    • Seguidores624041
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-da-justica-recebe-relatora-especial-sobre-direito-de-minorias-da-onu/237808697

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)