Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério da Saúde alerta sobre possível falta de remédio para tratamento da Doença de Gaucher

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Início Ministério da Saúde alerta sobre possível falta de remédio para tratamento da Doença de Gaucher Enviado por João Carlos Rod..., sex, 19/03/2010 - 16:57 doença gaucher governo saúde

    Carolina Pimentel

    Repórter da Agência Brasil

    Brasília - O Ministério da Saúde alertou hoje (19), em comunicado, para o possível desabastecimento do medicamento Imiglucerase (Cerezyme) até junho deste ano. O remédio é usado no tratamento da Doença de Gaucher, que provoca aumento do fígado e do baço, anemia, redução das plaquetas e doenças ósseas, entre outros problemas.

    De acordo com o ministério, o remédio é produzido por uma única empresa no mundo, a norte-americana Genzyme. Em agosto do ano passado, ela suspendeu o fornecimento ao governo brasileiro por conta de uma contaminação por vírus na fábrica de Allston (EUA).

    Dos 130 mil frascos contratados pelo ministério para os meses de abril, junho, setembro e dezembro, o laboratório entregou os três primeiros lotes, totalizando 99.706 frascos-ampola. A empresa informou que não terá condições de entregar a quarta parcela, prevista para 16 de abril, devido à nova paralisação na fábrica nos Estados Unidos e a transferência da fase envazamento do remédio para a Irlanda.

    Desde que a fabricante comunicou os problemas, as secretarias de Saúde estaduais têm realizado revisão das doses indicadas para cada paciente, segundo o ministério para manter o estoque. A pasta não informou sobre até quando o estoque vai durar, caso a empresa não envie o lote previsto dentro do prazo, porque o controle do uso do remédio é feito pelos órgãos dos estados.

    O Ministério da Saúde reitera o seu compromisso com os pacientes e informa que está envidando todos os esforços para evitar o desabastecimento da rede SUS [Sistema Único de Saúde], sem comprometer o tratamento dos pacientes. Isso, no entanto, dependerá da capacidade da empresa Genzyme em cumprir o contrato firmado, diz o comunicado.

    A Imiglucerase é fornecida gratuitamente para 610 pacientes em todo o país. A Doença de Gaucher, que é rara, é genética e provocada por deficiência na produção de uma enzima.

    • Publicações90686
    • Seguidores337
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-da-saude-alerta-sobre-possivel-falta-de-remedio-para-tratamento-da-doenca-de-gaucher/2124420

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)