Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério participa do lançamento de relatórios elaborados pelo Banco Mundial

    Documentos apontam caminhos para a retomada do crescimento da produtividade no mercado de trabalho do país

    há 6 anos

    O Ministério do Trabalho participou na manhã desta quinta-feira (7) do lançamento dos relatórios “Emprego e Crescimento – A Agenda de Produtividade” e “Competências e Empregos – Uma Agenda para a Juventude”. Os documentos apontam caminhos para a retomada de crescimento e o melhor aproveitamento de jovens no mercado de trabalho.

    O estudo destaca que barreiras às concorrências, tanto externas quanto internas, subsídios para indústrias para compensação de altas taxas de juros e impostos altos inviabilizam melhores taxas de crescimento. Esses subsídios desencorajam a entrada de novas empresas no mercado, comprometendo a concorrência de mercado. O estudo indica ainda que, para alcançar maior produtividade, há a necessidade do cumprimento de quatro metas: abrir mercados e reformar as regulamentações empresariais para aumentar a concorrência; promover a reforma tributária; acabar com subsídios ineficazes e destinar esses recursos para a inovação e o apoio aos trabalhadores em um momento de transição tecnológica e de intensidade da concorrência; e definir objetivos claros para promover a produtividade, melhorar a coordenação das políticas públicas e avaliar resultados rigorosamente.

    O responsável pelo relatório de produtividade, o economista-líder no Banco Mundial no Brasil, Mark Dutz, explica que o aumento da produtividade não está necessariamente ligado ao aumento da carga de trabalho. “Aumentar a produtividade não quer dizer que o trabalhador trabalhe por mais horas, mas, sim, um melhor aproveitamento de recursos”, ressaltou.

    O diretor de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira, ressaltou a importância do investimento na qualificação de jovens para o crescimento da produtividade no país. “A juventude necessita de investimentos para que possam contribuir de maneira mais efetiva para o crescimento do país. A ampliação da qualificação profissional tem que ser discutida entre entes públicos e o setor produtivo do país”, destacou Higino.

    Para ter acesso aos relatórios, clique nos links:

    Competências e emprego: uma agenda para a juventude

    Emprego e crescimento: a agenda da produtividade

    • Publicações6178
    • Seguidores632542
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-participa-do-lancamento-de-relatorios-elaborados-pelo-banco-mundial/553192584

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)