Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público ajuiza Adin contra os valores do IPTU/2011 praticados pela Prefeitura de São Luís

    A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, em coletiva realizada na sede da PGJ, no Centro, informou que ajuizou, quarta-feira, 08, junto ao Tribunal de Justiça, Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em face do art. 1º da Lei Municipal de São Luís (nº 5.392/2010), que trata da atualização dos valores venais genéricos dos imóveis localizados no município de São Luís. As razões para a inconstitucionalidade foram: violação do sobreprincípio da segurança jurídica, a falta de participação popular e das associações representativas na discussão da nova planta de valores genéricos.

    A partir da representação do promotor José Osmar Alves, titular da 20ª Promotoria de Defesa da Ordem Tributária, que investigou o processo de reajuste dos valores da planta genérica de São Luís utilizado este ano pela Prefeitura Municipal de São Luís, a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, instaurou processo legal no âmbito da Procuradoria Geral de Justiça e somente depois de criteriosa análise de documentos ajuizou a Adin levando em consideração argumentos e fundamentos respaldados pela Assessoria Jurídica da instituição.

    “Dentro da margem de segurança jurídica e com base no desrespeito às Constituições Federal e Estadual, o Ministério Público se posiciona com responsabilidade jurídica e social contra a não participação da sociedade no processo de reavaliação dos valores estipulados para o IPTU/2011. A Adin ajuizada pelo MP visa proteger os direitos e os interesses da sociedade”, afirmou Fátima Travassos.

    A lei nº 5.392/2010 que também concede isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), foi suspensa pela Adin da OAB/MA e apesar de invalidar, até julgamento do mérito, os valores cobrados pelo IPTU/2011 não reverte o direito dos cidadãos que ficaram isentos de pagar o imposto.

    Propaganda – A procuradora-geral de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro informou também durante a coletiva, que acolheu e o pedido do promotor de Justiça José Osmar Alves e vai encaminhá-lo ao Tribunal de Justiça para que medidas cabíveis sejam tomadas para a interrupção da exibição de propaganda do IPTU/2011, realizada pela Prefeitura Municipal de São Luís, em todos os veículos de Comunicação.

    • Publicações4689
    • Seguidores19
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-ajuiza-adin-contra-os-valores-do-iptu-2011-praticados-pela-prefeitura-de-sao-luis/2727359

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)