Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MINISTÉRIO PÚBLICO OBTÉM LIMINAR PARA GARANTIR FORNECIMENTO DE INSUMOS E MEDICAMENTOS AO HOSPITAL DA LAGOA

    A Juíza Jacqueline Lima Montenegro, da 6ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Central do Rio, deu prazo de 10 dias para que o Município do Rio de Janeiro forneça os medicamentos e insumos constantes das grades elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde para o Hospital da Lagoa. A decisão liminar foi tomada na ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na 5ª feira, dia 3, e determina ainda o encaminhamento, à rede privada conveniada do SUS, dos pacientes que tiveram alta daquele hospital em razão da falta de recursos materiais, na forma da listagem a ser fornecida pelo Hospital da Lagoa, no prazo de cinco dias.

    Em seu despacho, a juíza observa que ``em relação à medicação necessária aos pacientes já internados, não há dúvida que deve ser imediatamente providenciada, cabendo ao Réu suprir a Farmácia do Hospital com aqueles medicamentos que constam da grade elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde para o Hospital da Lagoa. No que tange aos pacientes que tiveram alta hospitalar em razão da falta de medicamentos e condições materiais de atendimento, vale ressaltar que, além do risco de vida, outro fator faz tornar urgentes as cirurgias para eles indicadas, isto é, a existência de quadro de dor e o direito de não ver o seu estado de saúde agravado, quem sabe, de forma irreversível, por conta da deficiência do Estado de promover a saúde em caráter igualitário``.

    E acrescenta : ``não se pode ignorar que o Hospital Municipal da Lagoa, no estado em que se encontra, não tem condições de receber estes pacientes e dar a eles o atendimento necessário, de modo que, considerando que estes pacientes não podem ficar à espera de uma solução para os graves problemas estruturais e materiais da unidade hospitalar aqui mencionada, e, levando em conta que essas pessoas têm direito a proteção e recuperação de sua saúde, constitucionalmente garantido, impõe-se o seu encaminhamento para atendimento na rede privada conveniada do SUS.``

    • Publicações2588
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-obtem-liminar-para-garantir-fornecimento-de-insumos-e-medicamentos-ao-hospital-da-lagoa/130256

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)