Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público quer que concessionária cuide de animais atropelados na BR-163

    Em uma ação civil pública, o Ministério Público Estadual (MP-MT) pede que a concessionária Rota do Oeste, responsável pela gestão da BR-163 no estado, resgate e preste assistência aos animais silvestres atropelados nos trechos sob concessão. O órgão quer que sejam disponibilizados veículos para transportar os animais até centros veterinários, bem como que a empresa preste todo o atendimento necessário, custeie o tratamento e os encaminhem para centros de reabilitação, caso necessário.

    A Rota do Oeste informou, por meio de assessoria, que o tratamento de animais atropelados na rodovia sob concessão não faz parte da responsabilidade contratual assumida pela concessionária com o governo federal, mas apenas a apreensão de animais na faixa de domínio.

    No entanto, afirmou que, apesar de não fazer parte das suas obrigações contratuais, a Rota do Oeste passou a apoiar o trabalho do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, o que garantiu a construção de dois recintos adaptados para a recuperação de animais silvestres em Rondonópolis.

    Além disso, alegou já ter instalado no trecho duplicado ao sul do estado uma passagem de fauna no km 45 da BR-163, na tentativa de reduzir o número de atropelamentos.

    Na ação protocolada na Justiça, o MPE solicita que as medidas sejam adotadas no prazo de 30 dias e que, em caso de descumprimento, seja aplicada multa diária de R$ 10 mil. Atualmente, segundo o MPE, a concessionária se limita a recolher os animas acidentados, ainda vivos, e entregá-los à 2ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental.

    “O fato é que esta exploração vem resultando em acidentes e óbitos a animais da fauna silvestre, sem que a empresa requerida adote qualquer providência que mitigue as consequências dos acidentes já que os atropelamentos especificamente no trecho acima são de responsabilidade da concessionária requerida”, diz o promotor Marcelo Caetano Vacchiano, na ação.

    Fonte: G1

    Comments

    comments

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-quer-que-concessionaria-cuide-de-animais-atropelados-na-br-163/422161150

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)