Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra Cármen Lúcia afirma em seu voto que cota é uma etapa para a igualdade

    há 12 anos

    A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela improcedência da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, ajuizada pelo DEM contra a política de cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB). Na avaliação da ministra, a situação dos negros no Brasil não pode ser ignorada. Tantas vezes decantada, a igualdade é o princípio mais citado na Constituição Federal. Quem sofre preconceito percebe que os princípios constitucionais viram retórica, afirmou.

    Segundo a ministra Cármen Lúcia, a Constituição de 1988 inovou a reforçar o princípio da igualdade, que é estático, com o processo dinâmico da igualação. As ações afirmativas não são a melhor opção, mas são uma etapa. O melhor seria que todos fossem iguais e livres, apontou, salientando que as políticas compensatórias devem ser acompanhadas de outras medidas para não reforçar o preconceito. Ela frisou ainda que as ações afirmativas fazem parte da responsabilidade social e estatal para que se cumpra o princípio da igualdade.

    A ministra citou uma história vivenciada por ela para mostrar como a situação dos negros no país ainda não é bem resolvida. Na década de 90, presenteei duas sobrinhas com duas bonecas negras lindas. Uma das sobrinhas, que é negra, rejeitou a boneca. Quando perguntei o motivo, ela falou que a boneca era feia porque parecia com ela. Ela não estava se reconhecendo como o padrão da sociedade, relatou.

    A ministra destacou que o sistema de cotas da UnB é perfeitamente compatível com a Constituição, pois a proporcionalidade e a função social da universidade estão observadas.

    RP/AD

    • Publicações30562
    • Seguidores629141
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações274
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-carmen-lucia-afirma-em-seu-voto-que-cota-e-uma-etapa-para-a-igualdade/3101072

    Informações relacionadas

    Notíciashá 11 anos

    Ministra Carmen Lúcia esclarece decisão sobre vagas para deficientes em concursos da PF

    Peterson e Escobar Advogados, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    Guia Completo sobre as cotas para PCD em Concursos Públicos

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 12 anos

    Terceiro voto a favor das cotas raciais é da ministra Rosa Weber

    Justificando
    Notíciashá 7 anos

    STF declara constitucionalidade da Lei de Cotas no serviço público federal

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 12 anos

    Direto do Plenário: sessão recomeça com voto do ministro Joaquim Barbosa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)