Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro admite mudar fator previdenciário

    Poucos dias após assumir a pasta, o novo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, admitiu a possibilidade de alterar o fator previdenciário (fórmula aplicada para a aposentadoria que leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida dos brasileiros). A equipe técnica do ministro está analisando a alteração da regra válida desde 1999 e que tanto tem prejudicado os aposentados. A equação, contudo, não é simples, pois o ministro quer evitar que a troca acarrete aumento do déficit das contas do INSS que vai para R$ 42 bilhões em 2011, se for mantido o salário mínimo em R$ 540.

    Uma saída apontada é incentivar o segurado do INSS a postergar sua aposentadoria, prolongando o tempo de contribuição, e reduzindo, a médio prazo, o déficit previdenciário. Em entrevista à Agência Câmara, o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Piscitelli, explicou que, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, divulgada pelo IBGE, o País não terá como fugir de modelos que retardem a idade mínima para a aposentadoria.

    Na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3299/08 , que propõe o fim do fator previdenciário, está pronto para ser votado em Plenário. A proposta fixa o salário de benefício a partir da média aritmética simples dos 36 últimos salários de contribuição, anteriores à aposentadoria. ( Fonte: Agência Câmara)

    • Publicações343
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-admite-mudar-fator-previdenciario/2531578

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)