Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro do STF diz que retirar matéria jornalística da internet é censura

    Publicado por Agência Brasil
    há 8 anos

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso classificou hoje (19) de censura decisões judiciais que determinam a retirada de matérias jornalísticas de sites de jornais ou portais na internet. Para o ministro, pessoas que se sentem ofendidas por determinadas publicações podem recorrer à Justiça, mas não podem requerer que as reportagens sejam retiradas do ar.

    A questão foi discutida hoje na sessão da Primeira Turma do Supremo, durante o julgamento de um pedido de empresário do Rio de Janeiro para retirar da internet uma reportagem da revista Veja Rio que o apresentou como "uma mistura de lobista com promoter e arroz de festa", por frequentar festas com a presença de celebridades. Para a defesa do empresário, a reportagem não tem mais interesse público, por ter sido publicada em 2013, e usou termos "malévolos" para se referir a ele.

    De acordo com Barroso, relator da ação, atualmente, a maioria dos veículos de imprensa não pública mais jornais impressos e mantém páginas na internet, cujo conteúdo permanece nos arquivos para serem acessados pelos usuários. Segundo o ministro, dessa forma, censurar um texto na internet tem o mesmo significado da censura de material impresso.

    "Neste caso concreto, é uma matéria que descreve uma personalidade e faz cometários críticos. Acho até que não são ofensivos. Você achar que pode suprimir matéria que foi escrita, isso é censura", afirmou Barroso.

    Após o voto do relator, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Luiz Fux.

    Edição: Nádia Franco
    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-do-stf-diz-que-retirar-materia-jornalistica-da-internet-e-censura/326393146

    Informações relacionadas

    FS Advocacia, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Ministro Alexandre de Moraes reestabelece circulação de matérias, refuta tese de censura e mantém inquérito

    Moisés da Silva Santos, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    O Supremo Tribunal Federal e a questão da censura: uma reflexão jurídica sobre o caso Monark

    Espaço Vital
    Notíciashá 5 anos

    STF expede decisão de censura e manda retirar matéria que liga Dias Toffoli à Odebrecht

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)