Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro do STJ abre divergência e vota pelo provimento de recurso do MP-PR

    O site do Superior Tribunal de Justiça destacou nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, matéria sobre o voto-vista, proferido no último dia 23, pelo ministro Rogério Schietti, presidente da Sexta Turma do STJ, pelo provimento ao recurso especial 1.351.177, interposto pela Coordenadoria de Recursos Criminais do MP-PR. O recurso objetiva reverter a decisão do TJ-PR que trancou ação penal que buscava a responsabilização o acusado de homicídio ocorrido durante conflito agrário em 1988, na Comarca de Loanda, no caso que ficou conhecimento como “Sétimo Garibaldi”.

    O caso teve sustentação oral do MP-PR, na Tribuna do STJ, no dia 13 de outubro passado, por meio da Coordenadoria de Recursos Criminais do MP-PR. Trechos da sustentação foram citados na fundamentação do voto do ministro Schietti. Após o voto do ministro Schietti, o julgamento foi novamente interrompido por pedido de vista do ministro Sebastião dos Reis Júnior, restando ainda votar o ministro Nefi Cordeiro.

    O caso em questão ganhou repercussão internacional após a Corte Interamericana de Direitos Humanos ter condenado o Estado brasileiro, em 2009, por violação a dispositivos constantes da Convenção Interamericana de Direitos Humanos, determinando ao Estado brasileiro, entre outras providências, o dever de “conduzir eficazmente e dentro de um prazo razoável o inquérito e qualquer processo que chegar a abrir, como consequência deste, para identificar, julgar e, eventualmente, sancionar os autores da morte do senhor Garibaldi”. A condenação foi motivada por falhas detectadas na investigação criminal do caso, que haviam conduzido ao inicial arquivamento do inquérito policial, em 2004. Posteriormente, ele foi desarquivado em 2009, gerando denúncia, em 2011, no mesmo ano trancada pela Primeira Câmara Criminal do TJ-PR, em sede de habeas corpus.

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-do-stj-abre-divergencia-e-vota-pelo-provimento-de-recurso-do-mp-pr/308535444

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)