Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro do Trabalho visita DPU para discutir saque do seguro-desemprego

    há 7 anos

    Brasília - O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e assessores do ministério realizaram visita de cortesia ao defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz. A visita também oportunizou a discussão de pautas de interesse comum das duas instituições, especialmente quanto ao aperfeiçoamento do processo de saque do seguro-desemprego por parte dos trabalhadores. Participou também do encontro a defensora regional dos direitos humanos na Paraíba, Diana de Freitas Andrade.

    O ministro explicou o funcionamento do sistema de combate a fraudes nos benefícios trabalhistas tais como o abono salarial, seguro defeso e o seguro-desemprego. “É evidente que o assistido da Defensoria Pública não tem perfil de fraudador, por isso estamos aqui, para evitar que estes cidadãos em situação de penúria sejam prejudicados pela atuação de quadrilhas criminosas”, afirmou Nogueira.

    Para a defensora Diana Freitas de Andrade, é necessário combater as fraudes sem prejudicar os trabalhadores que fazem jus aos benefícios. “Nossa preocupação é que seja possibilitada a defesa do trabalhador antes do bloqueio do saque do seguro-desemprego. Precisamos de uma janela de oportunidade no sistema, pois este dinheiro é direito do cidadão e faz falta no sustento da família”.

    Os representes do Ministério do Trabalho (Mtb) afirmaram que buscarão uma forma de garantir que os segurados não sejam prejudicados, realizando melhorias no sistema informatizado de cruzamento de dados. “Não queremos obstar um trabalho sério de fiscalização do Ministério, que tem como objetivo garantir o acesso ao benefício a quem tem direito. Permaneceremos dispostos a discutir soluções para problemas que impactam os trabalhadores em conjunto com o Ministério do Trabalho”, afirmou o defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz.

    Para entender o caso

    Em março deste ano, a Defensoria Pública da União (DPU) na Paraíba ajuizou ação civil pública que buscou impedir a suspensão ou o cancelamento de seguro-desemprego sem a notificação prévia dos segurados. A ação foi ajuizada depois que a DPU tomou conhecimento de que diversos trabalhadores tiveram o benefício extinto porque estariam contribuindo para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) na condição de contribuinte individual.

    MRA
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-do-trabalho-visita-dpu-para-discutir-saque-do-seguro-desemprego/486386452

    Informações relacionadas

    Gisele Jucá, Advogado
    Notíciashá 10 anos

    Contribuinte individual que ao contribuir para o INSS teve o seguro-desemprego cancelado, tem o benefício restabelecido na Justiça

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Seguro desemprego não pode ser cancelado em função de pagamento de contribuição individual ao INSS

    Petição Inicial - TRF03 - Ação de Restabelecimento de Pagamento de Seguro Desemprego c/c Danos Morais e Tutela Antecipada - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra União Federal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)