Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro do TSE participa de seminário em Minas e fala de suas expectativas para campanha eleitoral

    há 14 anos

    Ao participar do seminário sobre Direito Eleitoral promovido pelo Ministério Público Estadual de Minas Gerais, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani, relator das resoluções que vão nortear as eleições deste ano, disse esperar que o nível das discussões e debates na campanha eleitoral de 2010 seja o melhor comparado às eleições anteriores. "O que se deve buscar é que a propaganda eleitoral forneça ao eleitor as informações necessárias para que ele possa votar de melhor forma", ressaltou.

    Para o ministro, a Justiça Eleitoral deve se preocupar, durante as eleições, em coibir abusos tanto do poder político quanto econômico e não só os relacionados à propaganda. "O processo eleitoral deve ser aperfeiçoado para que a Justiça Eleitoral exerça apenas o papel de árbitro, deixando o papel principal para os políticos", resumiu.

    Versiani lembrou o quanto as campanhas eleitorais tem sido dispendiosas, o que, de acordo com ele, gera uma perpetuação dos mesmos candidatos no poder.

    Prestação de contas

    O ministro do TSE avaliou como positiva a possibilidade de os eleitores fazerem doações de campanha por meio do cartão de crédito. A novidade foi estabelecida pela lei 12.034 aprovada no ano passado e que alterou a legislação eleitoral. "Tomara que haja a participação do eleitor", comentou. Ele acredita que essa nova modalidade de doação pode aproximar o cidadão comum da campanha e gerar uma identificação maior entre eleitor e candidato.

    Versiani também falou sobre a necessidade de abertura de conta pelos partidos políticos para movimentar os recursos que serão utilizados nas campanhas de seus candidatos. De acordo com a norma, os diretórios dos partidos que decidissem arrecadar recursos e aplicá-los nas campanhas eleitorais desse ano deveriam providenciar a abertura de conta bancária específica até o dia 19 de março.

    "Os partidos que ainda não abriram contas e que pretendem movimentar dinheiro de campanha devem se preocupar. Se por acaso surgir algum que não cumpriu o prazo, a Justiça Eleitoral deverá verificar. Pode até ocorrer a desaprovação das contas", alertou o ministro.

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-do-tse-participa-de-seminario-em-minas-e-fala-de-suas-expectativas-para-campanha-eleitoral/2158772

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)