Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro Renato de Lacerda Paiva encerra correição no TRT-RS

    O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, encerrou a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) nesta sexta-feira (28/7). A ata com as conclusões do ministro foi lida nesta manhã, durante sessão plenária do TRT-RS. O evento foi transmitido ao vivo, pela internet.

    Em sua manifestação prévia à leitura da ata da correição, o ministro se disse positivamente impressionado com a Unidade Projeto Pescar Comunidade Jurídico-Trabalhista, que teve oportunidade de conhecer durante sua visita ao Foro Trabalhista de Porto Alegre, a qual incluiu, ainda, passagens pela Escola Judicial do TRT-RS e pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de 1º grau. “É um trabalho extraordinário que está sendo feito com jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Ordem dos Advogados do Brasil”, declarou.

    O corregedor destacou a atuação do Comitê Regional do sistema e-Gestão, elogiando o fato de que todas as remessas de dados de 1º e 2º graus referentes ao período compreendido entre janeiro de 2015 e junho de 2017 foram aprovadas. Enalteceu o desempenho do TRT gaúcho no cumprimento da Meta 7 do Plano Estratégico, cujo objetivo era identificar e julgar, até 31/12/2016, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2014, no 1º e 2º graus. Para seu atingimento, o TRT-RS deveria julgar 114.236 processos, e o resultado obtido foi de 120.336.

    A decisiva atuação dos Cejusc-JT’s de 1º e 2º graus e da Vice-Presidência na conciliação e prevenção de conflitos individuais e coletivos também mereceu referência pelo ministro. “Acima de tudo, é papel da Justiça do Trabalho firmar e alavancar o conceito de pacificação social, e o Tribunal tem conseguido resultados muito bons”, avaliou. Salientou o fato de, em 2016, 77 das 132 varas do Trabalho do Estado terem conseguido índices de conciliação acima da média nacional.

    O ministro observou a “atuação exitosa que o Juízo Auxiliar de Execução e Precatórios (JAEP) tem tido no estabelecimento de uma canal de comunicação com os entes da administração pública, viabilizando a construção de soluções para satisfazer as dívidas pendentes”. “Tenho certeza de que os operadores do Direito da 4ª Região têm feito uma contribuição extraordinária para a pacificação do país”, concluiu.

    A ata completa da correição será disponibilizada nos próximos dias, na página da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

    • Publicações6219
    • Seguidores630926
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-renato-de-lacerda-paiva-encerra-correicao-no-trt-rs/482534717

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)