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3 de Maio de 2024
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    MOBILIDADE BANCÁRIA EXIGE CRIATIVIDADE EM CAIXAS ELETRÔNICOS

    Publicado por LegisCenter
    há 11 anos

    O uso crescente de smartphones e outros dispositivos com conexão à internet para operações bancárias não colocou em risco a sobrevivência dos tradicionais terminais de autoatendimento (ATMs), mas tem exigido dos fabricantes a adoção de novas tecnologias para tornar o seu uso mais seguro e atrativo. Murilo Portugal, presidente da Federação Brasileira de Bancos, disse que as transações realizadas por internet ou pelo celular já superam as operações feitas por canais tradicionais. Enquanto as operações em terminais crescem em torno de 9% ao ano, as realizadas pela internet aumentam 21% e pelo celular, 223% em igual período.

    Diante desse cenário, fabricantes como Itautec, Perto e NCR trazem ao mercado este ano ATMs com funções que se integram à internet móvel, ou apresentam novas funções, para que o cliente do banco possa realizar mais operações ao usar um caixa eletrônico.

    A Itautec desenvolveu um terminal de autoatendimento para serviços rápidos que permite ao usuário iniciar uma operação de saque no seu dispositivo móvel - smartphone, tablet ou outro - e apenas fazer a retirada do dinheiro no terminal. Para concluir a operação, o cliente do banco precisa apenas aproximar o celular do ATM. O serviço foi desenvolvido com a tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês) e só funciona se o usuário tiver um celular com esse sistema.

    "Os bancos estão muito interessados em ganhar eficiência operacional e reduzir custos, mas é preciso também oferecer mais comodidade ao usuário", afirmou Wilton Ruas, vice-presidente de automações da Itautec. Alguns terminais também ganharam leitores de código de barras bidimensional (QR Code). Essa tecnologia possibilita ao cliente do banco confirmar operações e receber as informações por e-mail ou pelo celular.

    A Tecnologia Bancária (TecBan), administradora da rede Banco24Horas, também investiu em terminais de autoatendimento capazes de ler códigos de barras, QR Code, validação biométrica com digitais ou veias das mãos e cartões com chip ou tarja magnética.

    Ruas disse que outra preocupação grande dos bancos tem sido o aumento da segurança dos ATMs como forma de reduzir ou evitar os roubos com uso de explosivos. A Itautec lança este mês um ATM composto por duas telas de atendimento e apenas um cofre. O cofre de um caixa eletrônico tradicional fica abaixo da tela de atendimento. O novo equipamento, no entanto, permite colocar o cofre em uma posição diferente da tela e com um recuo de até 30 centímetros em relação ao caixa. "O bandido não consegue mais saber onde está o cofre do terminal, o que vai pelo menos desanimar os assaltantes", disse Ruas.

    Marco Aurélio Freitas, diretor comercial e de marketing da Perto, disse que os bancos têm se preocupado não apenas com a segurança, mas também com a integração entre os ATMs e canais de atendimento pela internet. "Os bancos têm procurado cada dia mais fazer um internet 'banking' e a internet móvel mais parecidos com o atendimento no ATM", disse. A Perto investiu no desenvolvimento de terminais que fazem a reciclagem de cédulas. Quando um cliente faz um depósito em dinheiro, as cédulas são reencaminhadas, dentro do terminal, para o dispensador, que as reaproveita para saques. "Há quatro anos, os bancos consideravam muito caro, praticamente inviável adotar esse tipo de tecnologia. Hoje, a procura já é bastante interessante", disse o diretor da Perto.

    A empresa também desenvolveu um terminal de atendimento que faz a troca de moedas estrangeiras por reais. O equipamento faz a conversão de dólar, euro e iene por real mas, segundo Freitas, é possível incluir operações de câmbio com outras moedas. O mercado de ATMs, de acordo com o diretor da Perto, continua aquecido. Em agosto, a companhia conclui a expansão da fábrica de ATMs que possui em Gravataí (RS), que recebeu investimento de R$ 38 milhões. A unidade vai aumentar a capacidade de produção em 50%, de 800 para 1,4 mil terminais por mês. A Perto projeta para este ano um crescimento de 40% em receita, para R$ 300 milhões.

    No caso da NCR, os principais lançamentos deste ano são um terminal de atendimento compacto que permite realizar várias operações (pagamento de contas, transferência de fundos, recarga de celular, impressão de extratos) e um software que agrega vários tipos de transação bancária em um único programa.

    Os executivos participam da Ciab 2013, que começou ontem, em São Paulo, e prossegue até amanhã.

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