Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mobilização social garante água a comunidades rurais no sertão nordestino

    Em pleno sertão cearense, em meio ao forte calor do segundo semestre e a falta de chuva, famílias instaladas em comunidades rurais não têm problema com abastecimento de água. Essa cena é possível graças à mobilização da própria comunidade.

    Com financiamento de um banco alemão e a orientação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), as comunidades recebem um sistema de tratamento e distribuição de água para que os próprios moradores possam administrar. O programa é chamado de Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). "É uma entidade privada sem fins econômicos que gerencia sistemas de abastecimentos de água em comunidades rurais junto com os moradores. Nós prestamos serviços de manutenção nos sistemas, capacitamos e sensibilizamos os moradores das comunidades e eles mesmos operam o sistema", explica Hélder Cortez, gerente de saneamento rural da Cagece.

    Atualmente, existem oito unidades do Sisar no Ceará totalizando 519 localidades atendidas com sistema de abastecimento de água gerenciadas pelos próprios moradores. O modelo foi criado pela Cagece em parceria com o banco alemão KFW e implantado em 1996. Hoje serve de referência para outras empresas de saneamento. Um dos motivos é que a conta de água paga pelos moradores é abaixo do valor normal. Isso porque a comunidade divide as despesas como energia elétrica, salário do operador da estação de tratamento e manutenção do Sisar.

    Ocara

    Um dos sistemas está localizado em Ocara, que fica a cerca de 100 km de Fortaleza. O município de 24 mil habitantes está localizado em área de clima tropical quente semiárido. Apesar da riqueza do artesanato, a cidade sofria com a escassez de água até setembro de 2007. "Hoje 1.645 famílias são atendidas pelo Sisar no complexo do Batente. Lá, existem uma única captação no açude e uma estação de tratamento de água (ETA), que leva água tratada através de uma adutora de 32km a vários reservatórios elevados. Esse sistema abastece 12 localidades espalhadas pela zona rural do município com cerca de 80 mil metros de rede", afirma Hélder Cortez.

    Assessoria de Imprensa da Cagece

    Márcio Teles (marcio.teles@cagece.com.br / (85) 3101-1828)

    • Publicações1926
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mobilizacao-social-garante-agua-a-comunidades-rurais-no-sertao-nordestino/1824680

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)