Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Morosidade judicial absurda e abusiva

    Publicado por Espaço Vital
    há 6 anos

    A 2ª Turma do STJ restabeleceu sentença que condenou o Estado do Amazonas a pagar indenização para uma mãe (por si e em nome de duas filhas impúberes) a título de danos morais no valor de 30 salários mínimos, em virtude da demora injustificada na prestação jurisdicional em ação de execução de alimentos.

    O juiz de primeiro grau deferiu a indenização. O tribunal amazonense, no entanto, deu provimento à apelação do Estado do Amazonas.

    Reformou a sentença, sob o argumento – vejam só - de que “a demora no despacho citatório decorreu da quantidade de processos e do precário aparelhamento da máquina judiciária, o que afasta a existência de ato ilícito passível de ser indenizado”.

    Entrementes, durante esse período de “precário aparelhamento da máquina judiciária”, os juízes – inclusive o que demorou 36 meses para ter acesso à execução de alimentos – tiveram o pontual adimplemento de seu imoral “auxílio-moradia”.

    O ministro relator Og Fernandes, ao prover o recurso especial, avaliou “a evidente responsabilidade civil estatal pela inaceitável morosidade" da Justiça”.

    O julgador alfinetou: “O mero despacho citatório é dever do magistrado pela obediência ao princípio do impulso oficial, não se revestindo de grande complexidade – mas, muito pelo contrário, é ato quase mecânico, o que enfraquece os argumentos utilizados para amenizar a postergação”.

    O advogado Sebastião Braga Braz atuou em nome da menor e das duas crianças. O acórdão ainda não está disponível. (REsp nº 1.383.776).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/morosidade-judicial-absurda-e-abusiva/625436043

    Informações relacionadas

    Jusbrasil, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    A sentença do meu processo está demorando. Jusbrasil, me ajude a entender?

    Notíciashá 11 anos

    Frederico Vasconcelos: Morosidade judicial e soluções de resultado

    Fabio Fettuccia Cardoso, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    O Brasil precisa de Lei de responsabilidade do Estado as vítimas da morosidade judicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)