Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Motorista compra CNH falsa no trabalho e se diz vítima, mas é condenado

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    A 2ª Câmara Criminal do TJ manteve a condenação de um motorista que foi preso por apresentar carteira de habilitação falsa em blitz policial. O réu não fizera qualquer curso, prova ou teste, recebera a CNH na porta do trabalho e afirmou que nunca desconfiou que o documento era falso. Ainda, se disse vítima de um golpe. A justificativa não convenceu e o réu foi condenado em dois anos de reclusão, em regime aberto.

    Segundo o acusado, um rapaz apareceu em seu trabalho com a oferta de confecção da carteira nacional de habilitação de maneira facilitada. Bastava pagar R$ 1 mil, comparecer uma vez em autoescola e o documento estaria pronto. Em depoimento, o réu confirmou todo o procedimento e salientou que em momento algum sabia que se tratava de um documento fraudulento, e se soubesse não teria realizado a negociação. Os desembargadores analisaram a apelação do motorista, condenado na comarca de Criciúma, e refutaram as teses de defesa.

    Ora, diante de tais declarações, não há como acolher a alegação do apelante de que desconhecia a ausência de autenticidade da CNH (), é cediço que para a obtenção da CNH faz-se necessária a realização não só de exames, mas também de aulas educacionais, conforme veementemente noticiado. A aquisição, portanto, de referido documento, sem o cumprimento dos respectivos requisitos, evidencia o caráter ilícito da conduta, anotou o desembargador Ricardo Roesler, relator da matéria.

    O motorista foi condenado pelo delito de uso de documento falso e absolvido do crime de falsificação de documento público, já que não teria forjado a carteira. A votação da câmara foi unânime (Ap. Crim. n. 2012.047527-3).

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações234
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motorista-compra-cnh-falsa-no-trabalho-e-se-diz-vitima-mas-e-condenado/100117499

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)