Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Motorista culpado em acidente com veículos do MTE terá que ressarcir prejuízos à União

    há 15 anos

    A Procuradoria da União (PU) no Tocantins conseguiu, na Justiça, a condenação de condutor de caminhão truck que provocou acidente na rodovia TO-010, envolvendo dois veículos de fiscalização móvel do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ele terá de ressarcir a União em R$ 54,8 mil.

    O acidente ocorreu quando as viaturas voltavam de uma atividade no sul do estado do Pará, região com altos índices de trabalho escravo. O caminhão invadiu a pista em que os dois carros oficiais trafegavam e não houve chance de evitar o acidente.

    A Procuradoria alegou que a conclusão do exame técnico pericial, elaborado pelo Instituto de Criminalística da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, demonstrou a violência do acidente provocado pelo caminhão. "A causa dos eventos foi a imprudência por parte do condutor do caminhão, na execução de manobra em local perigoso e invadindo a pista prioritária", avaliaram os peritos.

    Testemunhas do acidente confirmaram, ainda, a tentativa de fuga do condutor do caminhão do local do acidente. A PU evidenciou que o condutor violou o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97). "A jurisprudência é pacífica ao atribuir a responsabilidade pelo dever de ressarcimento àquele que invade a via preferencial sem o devido cuidado", destacou o advogado da União que atuou no caso.

    A PU/Tocantins é uma unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    Letícia Verdi Rossi

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/motorista-culpado-em-acidente-com-veiculos-do-mte-tera-que-ressarcir-prejuizos-a-uniao/1548137

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)