Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Movimento de mestiços defende sistema de cotas mais abrangente

    há 14 anos

    A representante do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (MPMB) e da Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (Acra), Helderli Fideliz Castro, falou durante a audiência pública em nome dos mestiços brasileiros.

    Em sua intervenção, ela afirmou que o sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB) não é, a rigor, medida de ação afirmativa. Isso porque, em sua opinião, o sistema não visa combater discriminação racial de cor, origem e nem corrigir efeitos das mesmas.

    Para ela, o sistema de cotas da UnB, inversamente do que defendia Darcy Ribeiro, fundador da universidade, tem por base uma elaborada ideologia de supremacia racial que visa à eliminação política e ideológica da identidade mestiça brasileira e a absorção dos mulatos e caboclos, dos cafusos e outros pardos pela identidade negra, a fim de produzir uma população exclusivamente composta por negros, brancos e indígenas.

    Ao defender o respeito aos mestiços como uma raça, Helderli Fideliz disse que, atualmente, para concorrer às vagas por meio de sistema de cotas o candidato deverá ser de cor preta ou parda, declarar-se negro e optar pelo sistema de cotas. Assim, as cotas da UnB não se destinam a proteger pretos e pardos em si. Pretos e pardos que se auto-declaram mestiços, mulatos e caboclos são excluídos do sistema de cotas da UnB, disse.

    No seu entendimento, estão ensinando o mestiço a ter vergonha de sua origem por falta de uma identidade. Seria normal o branco ter identidade branca, o negro identidade negra, o índio ter identidade indígena, mas o mestiço não pode ter identidade mestiça, destacou.

    CM/AR

    • Publicações30562
    • Seguidores629123
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1275
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/movimento-de-mesticos-defende-sistema-de-cotas-mais-abrangente/2106421

    Informações relacionadas

    Saj Estagiários, Estudante de Direito
    Modeloshá 11 meses

    Pedido de Intimação Pessoal da Parte

    Rômulo Frota de Araújo, Advogado
    Artigosano passado

    Heteroidentificação do pardo: só a aparência importa em cotas raciais

    Questões Inteligentes, Administrador
    Notíciashá 7 anos

    'Me autodeclarei parda. É o que sou', diz estudante sobre polêmica em cotas

    Sistema de cotas: o que é, quais os tipos e como funcionam?

    Sérgio Merola, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como funciona a perícia em casos de cotas raciais em concursos públicos?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)