Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MP-AM promove capacitação em inteligência prisional para o combate às facções criminosas

    A inteligência prisional em meio as facções criminosas foi o tema do último dia de programação do ciclo de palestras coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). O evento, realizado no auditório Gebes Medeiros, foi aberto pelo Procurador-Geral de Justiça, Carlos Fábio Braga Monteiro, que destacou a importância do tema abordado pelo Gerente de Inteligência Prisional da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CSI-MPRJ), Leonardo Silveira Franceschin.

    Tomaram assento à mesa de debates, além do PGJ Fábio Monteiro, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (CAÓ-Crimo), Procurador de Justiça Mauro Veras Bezerra, e a coordenadora do Ceaf, Promotora de Justiça Wandete de Oliveira Netto. Além da presença massiva de Membros e servidores do MP-AM, também participaram do curso Membros do Ministério Público Federal (MPF), das polícias Civil e Militar do Estado do Amazonas, da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria (Seap).

    O Gerente de Inteligência Prisional da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP-RJ, Leonardo Silveira Franceschin, detalhou a guerra entre facções por disputa de território no Rio de Janeiro, apontando o crescimento de facções com a inclusão de novos membros e a ligação entre políticos e líderes de facções criminosas internos do sistema prisional.

    "Todo tipo de aprimoramento é valioso na unificação do conhecimento acerca das organizações crimnosas instaladas não só no Amazonas ou no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Os problemas registrados no Amazonas não são diferentes do que enfrentamos com as facções que atuam no RJ e podem ser definidos como embrioões do que acontece no país. Daí a importância da troca de informações com outras unidades do MP, para prevenir e desenvolver metodologias próprias de investigação e acompanhamento dessas facções, a fim de evitar sua instalação definitiva no Estado", declarou o palestrante.

    Ao longo da exposição, o público pode fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a formação das principais facções atuantes, as influências que elas têm dentro e fora dos presídios, e o perfil de atuação nas comunidades do Rio de Janeiro.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Estado do Amazonas
    imprensa@mpam.mp.br

    • Publicações3970
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-am-promove-capacitacao-em-inteligencia-prisional-para-o-combate-as-faccoes-criminosas/608918896

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)