Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MP apura despejo indevido de entulhos de construção nas margens de igarapés em Vilhena

    O Ministério Público de Rondônia instaurou inquérito civil público para apurar a possível prática indevida de despejo de entulho e lixo domiciliar provenientes de construção civil nas margens dos igarapés Pires de Sá e Barão do Melgaço, em Vilhena, e em vias públicas próximas a esses riachos.

    O material, que estaria sendo depositado no local por populares e empresas conhecidas como 'papa-entulhos', é facilmente levado por enxurradas até o leito dos igarapés, o que causa danos irreparáveis ao ambiente.

    Ao instaurar o inquérito civil, o Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen destaca que o despejo indevido de material nocivo ao ambiente vem sendo reiteradamente praticado principalmente pelas empresas do ramo de coleta de entulhos, que sequer estão regularizadas, o que indicaria possível omissão do Poder Executivo Municipal e da Secretaria de Obras e Posturas.

    Ele também lembra que o Ministério Público, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Ibama, vem executando ações de revitalização dos igarapés, as quais consistem no plantio de mudas de plantas nativas às margens dos riachos, com o objetivo de restaurar áreas de preservação permanente. O Promotor de Justiça afirma que o Município de Vilhena chegou a ser condenado pelo Juízo local a empreender medidas de revitalização do Igarapé Pires de Sá, como, por exemplo, desassoreamento e a coibição de depósito de lixo no local, o que foi executado em alguns trechos do rio.

    • Publicações2770
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-apura-despejo-indevido-de-entulhos-de-construcao-nas-margens-de-igarapes-em-vilhena/2901568

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)