Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MP celebra acordo com município para regularizar loteamentos urbanos

    Para regularizar oito loteamentos do município de Sorriso que estão em situação irregular, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível da cidade, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município. Os loteamentos que estão pendentes de regularização no Cartório de Registro e Imóveis são: Clube Sorriso, Residencial Colinas, Nova Aliança, Novo Tempo, São José II, União, Residencial Pinheiros e Boa Esperança II. O acordo foi celebrado nesta quinta-feira (28.01).

    De acordo com o promotor de Justiça Carlos Roberto Zarour César, com o TAC, o município assume a obrigação de regularizar os loteamentos, a fim de adequá-los às exigências da legislação aplicável, obtendo as licenças e aprovações necessárias. O Estatuto das Cidades estabelece, como uma de suas diretrizes, a urbanização, mediante o estabelecimento de normas especiais, uso e ocupação do solo e edificação, considerada a situação sócio-econômica da população envolvida e as normas ambientais, afirmou.

    Segundo ele, o município terá um prazo máximo de 24 meses para promover o registro imobiliários dos loteamentos São José II, União, Nova Aliança e Novo Tempo, apresentando todos os documentos necessários. Também deverá proceder a escrituração e a entrega dos títulos aquisitivos de propriedade das pessoas contempladas com lotes no município, informou.

    Além disso, a administração pública deverá notificar, no prazo de 30 dias, os loteadores responsáveis pelo Clube Sorriso, Residencial Colinas, Residencial Pinheiros (reestruturação) e Boa Esperança II para que promovam, em um prazo de seis meses, o registro imobiliário junto Cartório. Caso não cumpram a notificação, ocorrerá o desfazimento dos loteamentos com indenização dos danos ambientais, urbanísticos e embargo de obra ou serviços nos locais.

    Compete aos municípios promover o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e da ocupação do solo urbano, ressaltou o representante do Ministério Público. O não cumprimento do TAC, ainda que parcial, acarretará em multa diária no valor de mil reais.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-celebra-acordo-com-municipio-para-regularizar-loteamentos-urbanos/2070910

    Informações relacionadas

    Igor Pinho, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    LOTEAMENTO – TAC (termo de acordo e compromisso) e a possibilidade da cláusula de responsabilização solidária entre loteador e adquirentes pelas obras de infraestrutura

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Agravo de Instrumento-Cv: AI XXXXX80036733002 MG

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)