Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MP consegue destituição de conselheiro tutelar em Atibaia

    O Ministério Público obteve a condenação definitiva de Newton Moraes de Paula pela prática de atos de improbidade administrativa no exercício da função de conselheiro tutelar em Atibaia. Pela sentença, Newton perdeu a função pública e teve os direitos políticos suspensos por cinco anos.

    De acordo com a ação civil pública, proposta em dezembro do ano passado pelo promotor de Alexandre De Palma Neto, Newton realizou acolhimento institucional de crianças mesmo após estudo técnico feito por assistente técnico e decisão judicial mostrarem ser desnecessária a medida. Com isso, ele exacerbou as funções de conselheiro tutelar para o qual foi eleito.

    Ainda segundo a ação, Newton também atentou contra a integridade física e psíquica da mãe de um adolescente, empurrando-a contra uma grade e pondo as mãos sobre suas nádegas e seios. Ele ainda invadiu a casa do adolescente, acordou-o de forma brusca e o apreendeu de forma ilegal e indevida, utilizando violência e ameaçando os familiares do menor para que não reagissem, agindo com abuso de poder.

    Por fim, tratou a avó do adolescente de forma ameaçadora e abusiva, chegando a mandar que ela calasse a boca, dizendo que não sabia criar o neto. Também agiu da mesma forma com outra pessoa, guardiã de um adolescente.

    Na sentença, proferida no último dia 1º de dezembro de 2011, o juiz Brenno Gimenes Cesca, da 1ª Vara Criminal da Infância e Juventude de Atibaia, condenou Newton Moraes de Paula à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

    A sentença transitou em julgado na última quarta-feira (1), não cabendo mais recurso ao ex-conselheiro tutelar.

    • Publicações2501
    • Seguidores60
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações136
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-consegue-destituicao-de-conselheiro-tutelar-em-atibaia/3013169

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Quem são os agentes honoríficos? - Ariane Fucci Wady

    PINHÃO - Justiça afasta conselheiro tutelar por desvio de conduta

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)