Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MP consegue liminar para garantir gratuidade de Carteira de Identidade para pessoas pobres

    O Ministério Público de Rondônia obteve liminar na Justiça para que o Estado de Rondônia adote medidas administrativas que garantam a expedição da cédula de identidade para as pessoas reconhecidamente pobres e que assim se declararem, bem como se abstenha de condicionar a expedição da cédula de identidade ao recolhimento de taxas ou emolumentos quando se tratar de pessoas reconhecidamente pobres, extensiva a todo o território do Estado de Rondônia.

    A liminar foi concedida pelo Juiz Alexandre Miguel, acatando ação civil pública ajuizada no dia 1º de junho deste ano pelo Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, da Promotoria de Justiça da Cidadania.

    Ante a imposição de maior ônus financeiro à população de menor poder aquisitivo, e considerando, por outro lado, que a exigência de taxas e emolumentos para a emissão de cédula de identidade restringe direitos sociais e constitucionalmente assegurados, como a cidadania e vida digna, o Juiz concedeu a liminar na quinta-feira, dia 10 de junho.

    Fábia Assumpção MTE/372/AL

    • Publicações2770
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-consegue-liminar-para-garantir-gratuidade-de-carteira-de-identidade-para-pessoas-pobres/2231201

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)