Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MP e Secretaria de Segurança criam Centro Integrado de Apuração Criminal

    O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira, e o Secretário de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, assinaram hoje, dia 22 de março, convênio para criação do Centro Integrado de Apuração Criminal (CIAC). O objetivo é acelerar a conclusão de cerca de 100 mil inquéritos policiais em trâmite nas Delegacias de Acervo Cartorário (Deacs).

    O Centro Integrado de Apuração Criminal (CIAC) funcionará na Rua Pedro Alves, nº 187, no bairro do Santo Cristo, zona portuária. As obras no prédio foram iniciadas no dia 9 de março e estarão concluídas em 40 dias. Os inquéritos das Deacs são originários de delegacias que foram transformadas em Delegacias Legais.

    ``Este é um grande projeto de integração. Acreditamos que o trabalho conjunto de Promotores de Justiça e de Delegados de Polícia, convivendo em um mesmo espaço físico, dará maior celeridade às investigações``, afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Marfan Martins Vieira.

    O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, ressaltou que ``a integração é fundamental para a realização de bons inquéritos, que darão origem a boas denúncias e a condenação mais rápida dos criminosos``.

    O Procurador-Geral de Justiça informou que, inicialmente, serão lotados 20 Promotores de Justiça no CIAC, além dos servidores que se fizerem necessários. O Ministério Público também se responsabilizará pela manutenção das instalações físicas do imóvel, inclusive mobiliário, pelos equipamentos de informática e pelos suprimentos necessários ao desempenho das tarefas, de forma a agilizar o andamento dos inquéritos.

    A Secretaria de Segurança Pública se responsabilizará pela transferência dos inquéritos policiais para o CIAC, pela lotação dos Delegados de Polícia e servidores policiais, além de disponibilizar a quantidade de viaturas necessárias.

    As funções de planejamento, de coordenação, de controle e de execução serão realizadas por representantes designados pelas partes. O convênio tem vigência de 60 meses, prorrogando-se por igual período se não houver manifestação em contrário.

    Também participaram da assinatura do convênio, o Subprocurador-Geral de Justiça de Direitos Humanos, Leonardo de Souza Chaves; o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Sérgio Nogueira de Azeredo; a Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança, Elizabeth Cayres; o Delegado Paulo de Tarso, Coordenador das Deacs, representando o Chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins; o Coordenador da 1ª Central de Inquéritos do MP, Rubem Vianna; e o Secretário Geral de Administração do MP, José Eduardo Gussem.

    • Publicações2588
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-e-secretaria-de-seguranca-criam-centro-integrado-de-apuracao-criminal/129512

    Informações relacionadas

    MP e Governo do estado inauguram Ciac

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)