Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MP Eleitoral no RJ quer condenar vereador e advogado por propaganda antecipada

    Charlles Batista e João Goulart respondem por divulgar candidaturas antes do período legal

    há 6 anos
    A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) processou o policial rodoviário federal Charlles Batista, vereador em São João de Meriti, e o advogado João Goulart por usarem suas redes sociais para fazer propaganda eleitoral antes de 16 de agosto, início do período para a campanha neste ano. A procuradora regional eleitoral auxiliar Adriana de Farias pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que os condenasse a remover da internet conteúdos que infringiam a legislação e desequilibravam o pleito, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
    Ao antecipar a propaganda eleitoral, o vereador Charlles Batista usou uma logomarca com referências ao brasão da Polícia Rodoviária Federal e fez imagens com a farda, armamento da PRF e remeteu ao uso de veículos militares na pré-campanha. “Essas condutas caracterizam um marketing político subliminar com os olhos voltados ao voto do eleitor no pleito futuro, pois posiciona o pré-candidato à frente de seus concorrentes de modo não permitido pela legislação eleitoral”, afirmou a procuradora regional eleitoral auxiliar.


    Goulart vinha usando o Facebook para se divulgar pré-candidato desde maio deste ano. Suas mensagens como “vem comigo” e “vamos de PTB” foram consideradas como pedido de voto explícito pela PRE. O candidato também foi acusado de fazer propaganda eleitoral antecipada negativa, com mensagens incentivando eleitores a não reelegerem políticos, por suposto envolvimento deles em esquemas de corrupção.

    Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ Tel.: (21) 3554-9003/9052 Twitter: @mpf_prr2
    • Publicações37267
    • Seguidores714
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-eleitoral-no-rj-quer-condenar-vereador-e-advogado-por-propaganda-antecipada/614171288

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)