Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MP firma TAC com empresas que comercializam GLP em Cascavel

    O Ministério Público do Ceará firmou no último dia 24, quinta-feira, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com cinco empresas que comercializam Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em Cascavel, no litoral leste do Estado. São elas: Ultragás, Copagás, Super Gás Braz, Liquigas e Nacional Gás. O objetivo é regularizar a distribuição e venda do produto no Município.

    Representado pelo promotor de Justiça Ricardo Rabelo de Moraes, da 2ª Promotoria da Comarca de Cascavel, o MP propôs as seguintes cláusulas: os revendedores de GLP só poderão vender botijões da marca da distribuidora que o credenciou, mantendo um quadro informativo ao consumidor, em local bem visível e com caracteres bem legíveis, contendo a sua razão social, a bandeira da distribuidora, nome, endereço e o telefone do órgão encarregado da fiscalização; somente os estabelecimentos próprios e os credenciados pela respectiva distribuidora podem revender botijões de gás; os revendedores de GLP devem ainda disponibilizar ao consumidor uma balança que lhe permita conferir o peso do recipiente cheio que estiver adquirindo; fica proibida a distribuição pelas empresas de botijões de gás a pontos de venda clandestinos, ou seja, sem autorização e em desacordo com as normas legais.

    Dentre outras coisas, o MP pede ainda que as empresas retirem, num prazo de 30 dias a contar da assinatura do TAC, todos os seus vasilhames de GLP que estejam estocados para comercialização em locais não autorizados, sendo permitida a venda apenas nas sedes revendedoras credenciadas que estejam em conformidade com as normas, ou à domicílio, cujos serviços deverão ser realizados pela própria empresa revendedora, de acordo com a legislação e sem custos adicionais ao consumidor. Fica proibida ainda a venda de gás em veículos de tração animal. O descumprimento total ou parcial implica na tomada das medidas judiciais cabíveis pelo Ministério Público e ainda na aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil.

    Fonte: Ascom

    • Publicações3287
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-firma-tac-com-empresas-que-comercializam-glp-em-cascavel/3133110

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)