Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MP obtém liminar que obriga a Prefeitura de Nova Friburgo a conceder isenção de taxa de inscrição em concurso público

    O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro obteve da Justiça liminar para obrigar o município de Nova Friburgo a aceitar pedidos de isenção de pagamento de taxa de inscrição no concurso público aberto para contratação de servidores. O juiz da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo decidiu, ainda, que a prefeitura deve continuar a aceitar pedidos de inscrição no concurso por pelo menos 15 dias contados do dia em que implementar a comissão de avaliação de pedidos de gratuidade, ainda que isso implique a prorrogação do prazo previsto para as inscrições, mesmo que só para aquelas em que houver pedido de gratuidade. O edital do concurso tinha fixado o prazo de 2 a 28 deste mês para a realização de inscrições.

    Na petição inicial apresentada pelo promotor de Justiça Daniel Favaretto, titular da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, acolhida pelo juiz Marcus Vinicius Miranda Gonçalves, o MP sustentou que o edital, ao não prever a gratuidade da inscrição no concurso, violou o artigo 72 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual . De acordo com esse artigo, ``é assegurada a isenção de pagamento de taxas de inscrição para todos postulantes à investidura em cargo ou emprego público, desde que comprovem insuficiência de recursos, na forma da lei``.

    Em seu despacho, o juiz determinou ainda que o município de Nova Friburgo promova ampla divulgação da possibilidade de pedido de isenção da taxa de inscrição, e fixou em R$10 mil a multa para cada caso de descumprimento da decisão.

    O juiz reconheceu ser ``evidente o receio de dano de difícil reparação aos interessados na inscrição sem pagamento de taxa e de dano irreparável à coletividade, uma vez que o vício ora apontado poderia motivar, em tese, a anulação do concurso``. E acrescentou que ``não há perigo de irreversibilidade dos efeitos do provimento antecipado porque eventual revogação da tutela antecipada possibilitará ao réu a cobrança da taxa dos inscritos sob o benefício de gratuidade``.

    • Publicações2588
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-obtem-liminar-que-obriga-a-prefeitura-de-nova-friburgo-a-conceder-isencao-de-taxa-de-inscricao-em-concurso-publico/128437

    Informações relacionadas

    ACUSADOS NEGAM PARTICIPAÇÃO EM ESQUEMA DE PROPINA EM TERESÓPOLIS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)