Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MP recomenda proibição de montaria e de outras 4 provas de rodeio em MS

    Promotora de Rio Verde recomendou a proibição de provas de montaria em rodeio
    (Foto: Luciane Cordeiro/G1 Paraná)

    A promotora de Justiça Fernanda Proença de Azambuja, de Rio Verde de Mato Grosso, cidade na região norte de Mato Grosso do Sul, a 201 quilômetros de Campo Grande, encaminhou uma recomendação a prefeitura, ao clube do laço local, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e aos organizadores de rodeios, para que sejam proibidas nestes eventos no município as provas de montarias, vaquejadas, bulldogging, team roping e calf roping.

    A recomendação, conforme a promotora, ocorre porque essas provas, no seu entendimento, caracterizam maus-tratos aos animais. Para fazer sua recomendação, ela levou em consideração um relatório técnico elaborado pela médica veterinária Rita de Cássia Garcia, a partir de informações coletadas na XI Festa do Peão de Boiadeiro de Taboão da Serra, em São Paulo. O documento, aponta, por exemplo, que nas provas de montaria seria comum o uso de esporas, sedém, sinos e peiteiras, para deixar os animais nervosos e assustados, para que eles corcoveassem.

    Além de recomendar a não realização destas provas nos rodeios, a promotora ainda requer que nos eventos, os participantes, competidores ou não, sejam proibidos também de utilizarem cintas, cilhas ou barrigueiras que não sejam confeccionadas com lã e nos tamanhos adequados para garantir o conforto dos animais; que se proíba também o uso de esporas com rosetas pontiagudas ou qualquer outro instrumento que cause ferimentos nos animais e que se vedem também, nas provas de laço, o uso de cordas sem redutores de impacto para os animais.

    Quanto à segurança dos participantes dos rodeios de animais, a recomendação da promotora é que se disponibilize infraestrutura completa para atendimento médico, com ambulância de plantão e equipe de primeiros socorros, com presença obrigatória de clínico geral; e que se contratem seguro pessoal de vida e invalidez, permanente ou temporária, em favor dos profissionais do evento.

    A promotora concedeu a cada um dos destinatários da recomendação o prazo de 15 dias, a contar do seu recebimento, para apresentar resposta escrita sobre o seu cumprimento, se aplicando, portanto já a Expoverde 2015, que será promovida entre os dias 9 e 17 de maio. Ela alertou que se as medidas propostas não forem atendidas, o MPE deve acionar a Justiça para cumpri-las.

    O G1 entrou em contato com a prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso, mas até a publicação da reportagem não recebeu nenhum retorno.

    Fonte: G1

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-recomenda-proibicao-de-montaria-e-de-outras-4-provas-de-rodeio-em-ms/182027077

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)