Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
13 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPAM começa a treinar a implantação do novo sistema de gestão de projetos: Inova

    Servidores do Ministério Público do Amazonas (MPAM), encerraram, na manhã desta sexta-feira (13), um treinamento com vistas à implantação do sistema de gestão de projetos e processos desenvolvido pelo MP de São Paulo, o Inova. "O próximo passo é a DTIC (Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação) providenciar alguns pequenos ajustes no Inova MPAM e, na sequência, estaremos já fazendo a gestão efetiva dos projetos existentes aqui no MP", afirmou a diretora de planejamento do MPAM, Janice Oliveira.

    O treinamento é o resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o MPAM e o Ministério Público de São Paulo, em dezembro do ano passado, que teve como objeto o uso do INOVA - Sistema de Gestao de Projetos e Processos, para governança e gestão do planejamento estratégico local (Amazonas) e de seus desdobramentos táticos e operacionais. O termo foi assinando pela Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, pelo MPAM, e Gianpaolo Roggio Smanio, Procurador-Geral de Justiça do MPSP.

    O responsável pelo treinamento foi o assessor especial do MPSP, Fernando Ribeiro. O portal de notícias MPAM ouviu o assessor, que falou do sistema como um todo.

    Portal MPAM – Quais os principais avanços alcançados pelo Ministério Público de São Paulo com a adoção do Inova?

    Fernando Ribeiro - O primeiro grande ganho que a gente teve foi a transparência do que tava acontecendo na instituição. O Ministério Público de São Paulo é um órgão altamente inovador. Nós temos projetos acontecendo em todos os cantos do Estado, só que esse projetos estavam lá, descentralizados, cada um no seu cantinho, tudo que a gente fez quando agrupou isso em uma plataforma. Foi primeiro um grande ganho no que diz respeito à comunicação. Todo mundo pode entrar na plataforma, conhecer, saber como é feito o projeto, tudo mais. A transparência é a ferramenta. Além disso, ela serve como esse meio de comunicação de projetos, mas ela também ajuda os gerentes, as equipes dos projetos a fazer a gestão do seu projetos, acompanhar os prazos, os resultados. Então eles conseguem colocar tudo isso lá na plataforma, o que a gente considera um grande ganho para a instituição.

    Portal MPAM – Os MPs que adotarem esse sistema podem adaptá-lo de acordo com suas especificidades regionais?

    Fernando Ribeiro - O que a gente quer fazer na verdade: hoje, nós já somos 10 estados que estão usando o Inova. O que a gente quer fazer é criar um grande grupo de trabalho nacional para que todos os Estados contribuam com ideias, com sugestão e ajudem a fazer o Inova ser a cara do Brasil, ser a cara de todo o Ministério Público Brasileiro e não a cara de um Estado ou de outro. Acho que o Ministério Público de São Paulo só deu um ponta pé inicial, mas a partir do momento que a gente viu o potencial dessa ferramenta ser usado por todos os ramos, todas as unidades do MP, a gente entendeu que o Inova não é mais uma ferramenta de São Paulo, é uma ferramenta institucional, e a gente vê isso com muita leveza. E acho que é muito importante que aconteça assim. Então nós vamos criar um grupo nacional e, a partir daí, vão ser dadas sugestões para que o sistema vá evoluindo e fique com a cara de todos, com a cara do Ministério Público Brasileiro.

    Portal MPAM – Quando vocês vão falar de Inovação, quais os argumentos que vocês usam na divulgação do projeto?

    Fernando Ribeiro - Tem uma coisa que a gente fala que é o seguinte: uma palestra de inovação, ela não dura mais que cinco minutos. Porque o que ela consiste? Inovação é você não poder resolver um problema da forma eficaz com as ferramentas que você usava anos atrás. Hoje, existem ferramentas muito melhores, mais eficientes, métodos, não só tecnologia mas métodos de trabalho também. Então você precisa inovar. Então acabou a palestra de inovação. A gente precisa sempre repensar os nossos processos de forma que eles sejam mais resolutivos para a sociedade. Então, a gente observa duas principais questões quando se fala de inovação, a primeira que é a cultural, e essa questão cultural a gente resolve através de bastante comunicação, de treinamento. O próprio lançamento do Inova em São Paulo é uma oportunidade das pessoas enxergarem essa tendência da atuação por projetos, da atuação mais resolutiva. Isso colabora com a construção de uma cultura de inovação na instituição. E um outro ponto muito importante que a gente costuma sempre frisar é a questão dos resultados a partir de indicadores. Quando você cria um projeto, você quer enfrentar um determinado problema, então precisa tentar quantificar aquele problema antes da implementação do projeto e após a implementação, normalmente quando você faz isso direito você vê a importância da inovação na instituição por que os ganhos de resultados normalmente quando você atua por projetos é muito interessante, então são as questões ai que a gente trata quando se fala de inovação.

    Texto: Arnoldo Santos – ASCOM MPAM
    Colaboração: Maria Mariana - ASCOM MPAM
    Foto: Hiraílton Gomes – ASCOM MPAM

    • Publicações3970
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpam-comeca-a-treinar-a-implantacao-do-novo-sistema-de-gestao-de-projetos-inova/821666899

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)