Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPAM quer prevenção e assistência a indígenas diante da pandemia de Covid-19

    O Ministério Público do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Benjamin Constant, expediu recomendação à Prefeitura daquele Município, visando garantir a adoção de medidas de segurança sanitária junto às populações indígenas e comunidades tradicionais locais durante o período de pandemia de Covid-19. O Promotor de Justiça Eric Nunes Novaes Machado quer a articulação entre o poder público, representantes da sociedade civil organizada e a Secretaria de Saúde Indígena – Distrito Sanitário Especial Indígena do Amazonas (SESAI/DSEI-AM), a fim de dar cumprimento ao Plano de Contingência destinado à saúde indígena, ante a proliferação do novo coronavírus.

    A recomendação, dirigida à prefeitura, às secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, aos órgãos da vigilância sanitária, à sociedade civil organizada, por seus representantes, e à Sesai/Dsei-AM, abrange 38 comunidades das etnias Ticuna e Cocama. As medidas visam garantir o acesso à informação e à implementação dos protocolos de prevenção e tratamento da doença junto às comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais (ribeirinhas, extrativistas) em todo o município de Benjamin Constant.

    As providências relativas à notificação e tratamento adequado de casos suspeitos ou diagnosticados entre os grupos indígenas devem seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária do Amazonas. O poder público, por seus diversos órgãos, deve garantir todo o suporte necessário à efetivação dos protocolos de higiene e segurança sanitária, relativos à prevenção, ao diagnóstico e tratamento da doença.

    Além disso, a Secretaria de Estado de Assistência Social, com apoio da instância federal e mediante programas sociais, deve assegurar recursos que garantam a segurança alimentar e o atendimento das necessidades básicas das comunidades indígenas, respeitando-se as normas fiscais e eleitorais brasileiras.

    Texto: Milene Miranda - Ascom / MPAM

    Foto: Arquivo MPAM

    • Publicações3970
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpam-quer-prevencao-e-assistencia-a-indigenas-diante-da-pandemia-de-covid-19/829884322

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)