Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPDFT apoia programa de tratamento contra superendividamento

    MPDFT apoia programa de tratamento contra superendividamento
    Criado em 30 de Janeiro de 2015, às 19:40

    O MPDFT participou do lançamento do Programa de Prevenção e Tratamento do Superendividamento promovido pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) nesta sexta-feira, dia 30. A iniciativa tem o objetivo de ajudar a resolver, de forma amigável, conflitos entre consumidores superendividados e credores. Além disso, também pretende-se promover a reinclusão social e a educação financeira do consumidor que esteja nessa situação.

    O procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, ofereceu apoio integral do MPDFT à iniciativa e lembrou seu forte vínculo profissional e acadêmico com o tema da defesa dos direitos do consumidor, em cuja promotoria atuou por mais de vinte anos. "Em época de consumismo, não dá para presumir que o superendividado, embora não tenha tido nenhum acidente da vida, tenha má-fé", alertou. Bessa ainda advertiu sobre a responsabilidade das instituições bancárias, que têm o dever de não conceder empréstimos a pessoas que estejam com o orçamento comprometido.

    O Programa faz parte de uma nova concepção do sistema Judiciário, baseado na Resolução nº 125/2010 CNJ, que institui a Política Nacional de Conciliação. Trata-se da tentativa de reduzir o número de processos judiciais e de se obter uma Justiça mais eficiente, pró-ativa e próxima da sociedade. O projeto já existe nos Tribunais de Justiça dos Estados do Rio Grande do Sul (TJRS), do Paraná (TJPR), de São Paulo (TJSP) e de Pernambuco (TJPE).

    "O que se objetiva é empoderar e tornar cada devedor capaz de conhecer sua realidade e os instrumentos ao seu alcance para, em etapa mais avançada, adentrar a renegociação", explicou o segundo-vice-presidente do TJDFT e um dos coordenadores do projeto, desembargador Waldir Leôncio Júnior.

    Após a abertura oficial, os cerca de 200 participantes inscritos assistiram à apresentação da mesa técnica, composta por autoridades coordenadoras do programa: a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflito e de Cidadania de Brasília, juíza de direito Luciana Yuki Fugishita Sorrentino; o coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, juiz de direito Atalá Correia; as juízas de direito do TJRS, Karen Bertoncello e Clarissa Costa Lima; o diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Walter José Faiad de Moura.

    Serviço

    Quem tiver interesse em participar deve encaminhar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

    Poderá ingressar no Programa "a pessoa física, maior, capaz, de boa-fé, impossibilitada economicamente de pagar o conjunto de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, contraídas por má administração do orçamento familiar ou por acidentes da vida, como, por exemplo, morte, doença, desemprego, divórcio, etc., sem prejuízo do seu sustento e de sua família" (art. 2º da Portaria 49 GSVP, de 16 de dezembro de 2014).

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpdft-apoia-programa-de-tratamento-contra-superendividamento/304097778

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)