Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPDFT consegue liminar para barrar Setor de Áreas Especiais Aeroporto

    MPDFT consegue liminar para barrar Setor de Áreas Especiais Aeroporto
    Criado em 14 de Fevereiro de 2012, às 12:04

    A Vara de Meio Ambiente, acolhendo ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em abril de 2011, concedeu liminar para impedir a implantação do parcelamento de solo na Região Administrativa do Park Way, denominado Setor de Áreas Especiais Aeroporto, pois a área é bem de uso comum do povo e não pertence à Terracap. Conforme a decisão, o órgão está impedido de registrar o terreno e de licitar os lotes enquanto não houver a desafetação da área por lei complementar, em razão de relevante interesse público, e não forem estabelecidos os parâmetros de uso e ocupação do solo.

    A Associação Comunitária do Park Way é contrária à iniciativa de parcelamento da área e não foi consultada sobre o assunto. Para a Prourb a decisão é uma vitória para a cidade, para a manutenção do equilíbrio ecológico de área sensível e para os moradores da região.

    Caso a Terracap descumpra a liminar, será multada no valor correspondente a 50% do que for obtido em eventual licitação levada a efeito em desconformidade com a decisão, sem prejuízo da apuração de responsabilidade e solidariedade dos agentes que eventualmente atuarem em desobediência.

    Entenda o caso

    Em março de 2011, a Terracap requereu licença prévia para a criação do parcelamento urbano denominado Setor de Áreas Especiais Aeroporto, alegando ser proprietária da área. Inclusive, já havia definido as diretrizes do local e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) iniciado o licenciamento do empreendimento, sem a comprovação da dominialidade e a declaração do DF de que o local e o tipo da obra estariam de acordo com a legislação aplicável. Em diligências, a Prourb apurou que ainda não existe unidade imobiliária registrada onde a Terracap pretende implantar o setor.

    Segundo a Terracap, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo solicitou o parcelamento da área para solucionar, com urgência, o problema de superlotação da frota de taxistas, que ocupa a área onde será implantado o novo terminal de cargas, em decorrência das ampliações do Aeroporto Internacional de Brasília e para melhorar o atendimento à população local e seu usuários.

    De acordo com parecer técnico do departamento de Perícias e Diligências do MPDFT, a área se encontra na Zona Tampão da APA Gama Cabeça de Veado, o que torna indispensável a aprovação por parte de seu conselho gestor. A obra, se edificada, possibilitaria a fragmentação de habitat e a interrupção definitiva de trocas genéticas imprescindíveis para a perpetuação e a evolução de espécies da flora e da fauna que se refugiam nesses espaços.

    Não há informações suficientes no termo de referência do estudo ambiental exigido pelo Ibram que permitam identificar a finalidade pretendida com o setor, o que impossibilita a correta análise e indicação dos impactos, mitigações e a viabilidade da proposta apresentada pela Terracap.

    A Prourb entende ainda que o empreendimento não é um mero parcelamento, já que foi a própria Terracap, em substituição à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, quem estabeleceu novos parâmetros urbanísticos para a área. O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) não prevê a criação desse parcelamento de solo, que nada mais é do que um novo setor (bairro).

    Segundo o MPDFT, ainda que haja relevante interesse público que justifique a desafetação da área, com o objetivo de implantar o parcelamento do solo para fins urbanos, é indispensável realizar estudos técnicos prévios, ouvir a população por meio de audiência pública, bem como confirmar a viabilidade ambiental e urbanística do empreendimento.

    Autos nº 2011.01.1.071848-5

    • Publicações5799
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpdft-consegue-liminar-para-barrar-setor-de-areas-especiais-aeroporto/304097636

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)