Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPE de Minas quer fechar o mineirão

    O Ministério Público Estadual (MPE) de Minas Gerais pediu o fechamento do Mineirão. 0 órgão ingressou na Justiça com ação civil com pedido de liminar, alegando que o estádio não cumpre a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Palco da Copa das Confederações, em junho, e do Mundial, em 2014, o Mineirão foi reinaugurado em fevereiro após receber R$ 695 milhões de uma Parceria Público-Privada.

    O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), e a Minas Arena, responsável pela administração do estádio, são citados na denúncia do MPE como os responsáveis pela falha. A autarquia do governo é acusada de conceder o serviço para a empresa privada sem exigir a acessibilidade. Já a empresa foi processada por não cumprir as regras estabelecidas na legislação. A ação tramita na 2 a Fazenda Estadual.

    Durante a fase de investigação, o MPE contratou duas arquitetas para realizar vistorias e elaborar laudos técnicos. 0 resultado apontou uma série de irregularidades, entre elas a falta de sinalização vertical para vagas de estacionamentos de idosos, problemas na sinalização em corrimões, ausência de bebedouros e de telefones públicos adaptados. Ainda segundo o MPE, a calçada no exterior do estádio não foi feita com a largura mínima de 1,2 metro para facilitar o trajeto de cadeirantes.

    Desde sua reinauguração, a administração do Mineirão enfrenta problemas. No clássico entre Atlético e Cruzeiro, em fevereiro, houve falta de água para beber, poucos bares abertos e banheiros imundos. O governo multou a Minas Arena em R$ 1 milhão. No amistoso entre Brasil e Chile, no fim de abril, a reclamação foi por causa do feijão tropeiro estragado. Já a falta de informações precisas sobre acesso às entradas foram sentidas nos shows de Elton John, em março, e de Paul McCartney, no último sábado.

    Em nota, a Minas Arena informou não ter sido citada oficialmente pela Justiça. A nota diz ainda que as obras foram concluídas em integral conformidade com as exigências das normas de acessibilidade, conforme previsto no projeto aprovado pelos órgãos responsáveis. (O Globo)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpe-de-minas-quer-fechar-o-mineirao/100502303

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)