Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPE firma TAC com município que prevê medidas de regularização de área pública alvo de destinação irregular de lixo e da estação de tratamento de esgoto

    O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça Cível de Água Boa, firmou termo de ajustamento de conduta com o município de Água Boa, distante a 730 quilômetros da Capital, para implementação e regularização de área pública de quase 30 mil m², na qual existia processo erosivo e destinação irregular de lixo, bem como sanar os problemas relacionados a vazamento e odor na estação de tratamento de esgoto da cidade.

    Entre várias obrigações a serem cumpridas em relação à área, o município deve promover, num prazo de 30 dias, o isolamento do local com a implantação de cerca, devendo ser fixadas placas ao longo da extensão da área isolada, indicando a proibição de jogar lixo, bem como do acesso de pessoas. Já em 90 dias, deverá ser apresentado junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente o projeto de recuperação de área degradada. O ente municipal comprometeu-se, também, em promover, até o ano de 2016, a construção de bosque e espaço de lazer/esportivo na área que será objeto da recuperação, com vistas a beneficiar a população água-boense.

    Para assegurar o funcionamento regular da Estação de Tratamento de Esgoto de Água Boa, o município deverá promover diariamente a manutenção e execução de limpeza do sistema preliminar de tratamento, assim como a execução, num prazo de 30 dias, do plano de vistoria na integralidade da rede de esgoto, com o fim de identificar a ocorrência de possíveis ligações clandestinas de águas pluviais e adoção de medidas administrativas para promover o desligamento de tais ligações.

    Em 60 dias deve ser elaborado um manual de operação e manutenção da estação de tratamento de esgoto, bem como o treinamento periódico dos seus operadores, de modo que aquela possa funcionar atendendo as disposições da Resolução Conama nº 430/2011.

    O termo assinado no dia 07 de outubro foi promovido pelo promotor de Justiça Francisco Gomes de Souza Junior e o prefeito Mauro Rosa da Silva, contemplando, no total, sete cláusulas com obrigações de fazer, cujo descumprimento dos seus itens ensejará pagamento de multa diária de R$ 500,00, que será revertida para o Fundo Municipal do Meio Ambiente de Água Boa.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpe-firma-tac-com-municipio-que-preve-medidas-de-regularizacao-de-area-publica-alvo-de-destinacao-irregular-de-lixo-e-da-estacao-de-tratamento-de-esgoto/111950152

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinaano passado

    39. A Prescrição Intercorrente no Cpc Após a Lei 14.195/2021

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)