Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AC recomenda que cinemas apresentem filmes legendados

    há 13 anos

    O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) enviou recomendação aos estabelecimentos exibidores de obras cinematográficas no Estado para que disponibilizem legendas em português nos filmes, mesmo os dublados ou falados em língua portuguesa, a fim de garantir a acessibilidade de deficientes auditivos a esses bens culturais.

    A recomendação, assinada pelo procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, leva em consideração preceitos fundamentais da Constituição Brasileira que garantem direitos iguais a todas as pessoas, bem como o disposto no Decreto 6949/2009, além de vários tratados internacionais de Direitos Humanos que estabelecem a o direito de todos de participar da vida cultural da comunidade.

    Considerando que no Estado do Acre os estabelecimentos de cinema exibem filmes dublados, sem legenda e com qualidade de áudio muito baixa, o que dificulta a compreensão para pessoas com qualquer deficiência auditiva, a recomendação visa diminuir a dificuldade que estas pessoas possam sentir, igualando a possibilidade de acesso ao bem cultural representado pela obra cinematográfica.

    O dever de ofertar o filme legendado só poderá ser afastado caso se comprove que a distribuidora de filmes não dispõe de legendas em português para a obra cinematográfica. Nesse caso, deverá haver informação em cartaz aos consumidores antes da venda dos ingressos, devendo o cinema enviar um comunicado ao Ministério Público Federal e à Ancine, que também recebeu cópia da recomendação.

    • Publicações263
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ac-recomenda-que-cinemas-apresentem-filmes-legendados/2452546

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)