Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF ajuíza ação contra Faculdade Santo Augusto por oferta e diplomação irregular

    Instituição ofertava ensino EAD somente estando autorizada a oferecer a modalidade presencial

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Santo Ângelo ajuizou ação civil pública (ACP) contra a Faculdade Santo Augusto/Faculdade Interação Santo Augusto (FAISA/FAINTER), do município de Santo Augusto/RS, comandada pela instituição denominada Uninacional, com sede em Brasília, pedindo que a faculdade suspenda imediatamente qualquer contrato ou acordo de parceria com instituições e entidades de qualquer lugar do país para a oferta de cursos e se abstenha de firmar novos.

    Durante a apuração do inquérito civil foi exposta a existência de um esquema de oferta e diplomação irregular no âmbito do ensino superior instalado dentro da Faculdade Santo Augusto.

    Foi constatado que a faculdade ofertava cursos da modalidade educação à distância, enquanto somente estava autorizada a ofertar ensino superior na modalidade presencial. Além disso, oferecia mais de 300 opções de cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento para as quais sequer possui curso de graduação correspondente.

    No esquema investigado, a FAISA/FAINTER atuava em parceria com entidades não credenciadas no sistema federal de ensino e com outras instituições vinculadas à Uninacional. Essas entidades ofertavam cursos livres ou de extensão sob a denominação de cursos de graduação, enganando os alunos, uma vez que tais cursos não poderiam ser diplomados como cursos superiores de graduação.

    O estudante que sonhava com o diploma universitário era vítima de um golpe onde era prometido formatura com menos aulas e com mensalidades mais baratas, para no fim receber um diploma sem validade.

    A fraude era operacionalizada através da oferta de cursos livres ou de extensão sob a denominação de cursos de graduação que possuíam organização curricular semelhante ou idêntica a de um curso de graduação ofertado regularmente por instituição credenciada, o que lhes dava a aparência de regularidade para os ingressantes que desconheciam a legislação nacional.

    Ao final do curso, os estudos destinavam-se ao aproveitamento integral pela FAISA/FAINTER, como se fossem disciplinas de cursos regulares de graduação. Esses cursos eram convertidos e diplomados como cursos de graduação pela FAISA/FAINTER e registrados por uma universidade integrante do esquema.

    Todo esquema fraudulento começou a ser operacionalizado na FAISA/FAINTER após a venda da instituição no ano de 2013 para a Uninacional. Todos institutos conveniados à Uninacional estavam na base do sistema, realizando a captação de alunos em nome das faculdades e, na prática, ministrando os cursos de extensão, inclusive em garagens, sem o devido credenciamento do MEC, mas sendo vendidos como se fossem graduação.

    A ação tramita na Vara Federal de Ijuí.

    Leia aqui a íntegra da ação

















    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
    Telefone MPF: (51) 3284-7200
    Telefones ASCOM: (51) 3284-7370 / 3284-7421 / 3284-7369 / 98423 9146
    Site: www.mpf.mp.br/rs
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações651
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ajuiza-acao-contra-faculdade-santo-augusto-por-oferta-e-diplomacao-irregular/668979223

    Informações relacionadas

    MPF ajuíza ação contra Faculdade Santo Augusto por oferta e diplomação irregular

    Magno Angelo Ribeiro Fogaça, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Cumprimento de sentença (Execução de Alimentos) - Penhora de bens

    Notíciashá 11 anos

    Diretor de faculdade no Pará é preso acusado de estelionato

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 9 anos

    MPF/PA processa faculdades irregulares no oeste do Estado

    COAD
    Notíciashá 12 anos

    Teologia: mesmo sem validação do MEC alunos receberão diploma

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)