Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF ajuíza ação para retirada do ar do jogo eletrônico “Bolsomito 2k18”

    Objetivo do jogo é ganhar pontos ao espancar e matar defensores dos direitos de mulheres, LGBTs, negros, e ao atacar jornalistas e parlamentares

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul, por meio do Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Enrico Rodrigues de Freitas, ajuizou ação civil pública (ACP) para que o jogo eletrônico “Bolsomito 2k18”, disponível para venda na plataforma Steam, seja retirado do ar, tendo em vista a explícita apologia à violência contra defensores de direitos humanos.

    No jogo, o personagem Bolsomito, representando o candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, ganha pontos ao espancar e matar representantes de grupos minoritários como mulheres, LGBTs, negros e integrantes de movimentos sociais, bem como jornalistas e parlamentares federais e estaduais.

    Para o MPF, tal medida mostra-se necessária, tendo em vista que o jogo é nitidamente discriminatório e incentiva a violência. Ainda, ressalta que, historicamente, inúmeras ações são concretamente perpetradas contra grupos em situação de maior vulnerabilidade e, dado o quadro político atual, essas ações têm aumentado, conforme mostram inúmeras notícias jornalísticas, que inclusive já levaram a um pedido para a federalização desses delitos por parte do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu).

    A demanda, que visa conter a proliferação do discurso de ódio e de violência que, nos últimos dias, vem causando uma onda de ataques concretos aos grupos que são alvo do referido jogo não obteve liminar imediata, entendendo a juíza do caso por dar vista prévia à União. O MPF pediu reconsideração da decisão e aguarda a manifestação da Justiça Federal para o imediato bloqueio do jogo, que reforça e incita agressões ao fazer apologia de violência e morte contra grupos minoritários.

    Acesse aqui a inicial.

    Acesse aqui o pedido de reconsideração para imediata análise da liminar.

    Acesse aqui o andamento da ação nº 5062757-06.2018.4.04.7100/RS











    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
    Telefone MPF: (51) 3284-7200
    Telefones ASCOM: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
    Site: www.mpf.mp.br/rs
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

    • Publicações37267
    • Seguidores709
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ajuiza-acao-para-retirada-do-ar-do-jogo-eletronico-bolsomito-2k18/642179304

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TJDF - Ação Civil Pública com Pedido de Tutela de Urgência - Ação Civil Pública Cível - de Ministerio Publico do Distrito Federal e dos Territorios

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 5 anos

    Juiz nega liminar para proibir jogo no qual Bolsonaro combate comunismo

    Petição Inicial - TJSP - Ação Notificação Judicial - Notificação

    MPF ajuíza ação para retirada do ar do jogo eletrônico “Bolsomito 2k18”

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)