Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AM recomenda mudanças no processo de inscrição de alunos da Ufam no Enade

    Em 2008, alunos da Ufam tiveram problemas com as inscrições

    há 14 anos
    O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, recomendou à Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a adoção de providências quanto à inscrição dos alunos da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

    Os procedimento internos da instituição federal de ensino devem ser uniformizados para assegurar a inscrição e o encaminhamento do cadastro atualizado de todos os estudantes selecionados para participação no Enade, perante o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cabendo, ainda, à Ufam, a divulgação ampla, perante os alunos, da lista dos estudantes habilitados para a realização do exame, bem como dos locais e datas de realização das provas.

    A recomendação tem por objeto ainda o cumprimento rigoroso pela Universidade Federal do Amazonas dos prazos determinados no calendário de atividades do Enade.

    O Ministério Público Federal, por fim, recomenda à Diretoria de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Ministério da Educação a instauração de procedimento fiscalizatório em face da Fundação Universidade do Amazonas, ante a reiterada omissão da instituição federal de ensino no que concerne à inscrição de estudantes no Enade, inclusive, se for o caso, com a aplicação das sanções cabíveis, previstas no art. 10 da Lei nº 10.861/2004, ouvida a Câmara de Educação Superior do MEC.

    A PRDC estabelece prazo de dez dias, a contar do recebimento da recomendação, para que as autoridades administrativas destinatárias manifestem-se sobre o acatamento das medidas recomendadas, com descrição detalhada do planejamento das ações necessárias para cumprimento e respectivo cronograma, sob pena de o Ministério Público Federal adotar as medidas legais cabíveis.

    Segundo a procuradora da República Luciana Portal Gadelha, a inscrição dos estudantes no Enade é de responsabilidade das instituições superiores de ensino, obrigação que não vem sendo cumprida a contento pela Fundação Universidade do Amazonas. Tal situação tem dado ensejo ao ajuizamento de inúmeros mandados de segurança na Justiça Federal do Amazonas sobre o assunto, bem como apresentação de denúncias no MPF.

    A procuradora da República afirma, ainda, que a não participação sistemática dos estudantes da Ufam no Enade frusta os objetivos do Ministério da Educação no que se refere à avaliação das instituições superiores de ensino.

    Histórico - Alunos da Ufam não foram inscritos no exame Em dezembro de 2008, o MPF/AM entrou com uma ação civil pública para garantir a colação de grau e a expedição de diploma de acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que não foram inscritos pela instituição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação.

    A reclamação foi feita órgão por um grupo de estudantes do curso de Química da Ufam, no dia 21 de outubro do mesmo ano. De acordo com eles, a universidade - responsável pela inscrição no exame - não efetuou o cadastro dos alunos junto ao MEC. A participação no Enade é indispensável à emissão do diploma de conclusão do curso.

    Em resposta a ofício encaminhado pelo MPF/AM, o reitor da Ufam à época, Hidembergue Frota, confirmou que os alunos não haviam sido inscritos e que a solução para aqueles que se sentissem prejudicados era procurar a via judicial.

    A Justiça Federal no Amazonas deferiu o pedido de liminar requerido pelo Ministério Público Federal, determinando a colação de grau dos alunos de Química, com a emissão dos diplomas de graduação.

    Sobre o Enade - É um dos instrumentos utilizados pelo Ministério da Educação para a avaliação das instituições de ensino superior. O exame é realizado pelo Inep, autarquia vinculada ao MEC, com diretrizes traçadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

    São avaliadas as habilidades dos alunos para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade nacional e internacional e a outras áreas do conhecimento. Os resultados da avaliação produzirão dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, referenciais são construídos para permitir a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais, nos termos do artigo , § 1º, da Lei 10.861/2004.

    Caso o aluno, habilitado e inscrito não participe da avaliação, não poderá colar grau, devendo, para tanto, esperar os três anos subsequentes para ter nova oportunidade, pois cada curso se submete a nova avaliação por igual período.

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-am-recomenda-mudancas-no-processo-de-inscricao-de-alunos-da-ufam-no-enade/145365649

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)