Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF: assinado acordo com supermercado de Manaus (AM) para criação de posto de coleta de materiais recicláveis

    Termo de compromisso é um dos resultados práticos do Fórum por Logística Reversa, presidido pelo MPF, MPC e MP/AM; campanha deverá ser desenvolvida para atrair a população

    há 5 anos

    As discussões e articulações do Fórum por Logística Reversa resultaram na assinatura de termo de compromisso entre o supermercado Roma (Mercantil Nova Era), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e o Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Amazonas para a criação de Posto de Entrega Voluntária (PEV), destinado ao recolhimento de materiais recicláveis descartados pelos próprios consumidores do estabelecimento comercial. O documento foi assinado nesta terça-feira (23), durante a terceira reunião do fórum, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), centro de Manaus.

    O termo é resultado concreto do fórum, que é coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Ministério Público de Contas do Estado de Amazonas (MPC/AM) e pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM). O acordo prevê a alocação de dois contêineres plásticos no estabelecimento comercial para o recolhimento dos resíduos, que serão recolhidos pela Semulsp e encaminhados para a adequada destinação.

    O procurador da República Leonardo Galiano ressaltou que o encaminhamento final das discussões é a formalização de um acordo setorial pela logística reversa, com a participação de fabricantes e distribuidores de produtos, comércio varejista, Poder Executivo, associações de catadores, Ministério Público e a sociedade para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a adequada destinação e o reaproveitamento desses materiais gerados por empresas.

    De acordo com o procurador, o acordo possibilita a adesão de todo e qualquer segmento empresarial. “Essa é a etapa inicial de um processo em que se irá viabilizar a agregação e a participação dos posteriores destinatários desses resíduos arrecadados nos PEVs. Os materiais serão submetidos à reciclagem para adequada reincorporação ao processo produtivo ou destinação adequada, obrigação legal das empresas geradoras de resíduos sólidos, que devem adotar essa providência de maneira espontânea ou mediante estímulos estatais, inclusive mediante possível tributação premial”, afirmou.

    O secretário da Semulsp, Paulo Farias, informou que a implantação do PEV servirá para deixar clara a responsabilidade dos consumidores com o meio ambiente nesse processo de reciclagem de resíduos sólidos, além de obter dados numéricos para análise e discussão pelo fórum. Sobre a divulgação dos postos à população, Farias informou que a Secretaria Municipal de Comunicação está responsável pela realização da campanha.

    Encaminhamentos – Na terceira reunião do Fórum por Logística Reversa, o secretário estadual de

    A próxima reunião do fórum foi marcada para 29 de agosto, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), às 9h.

    Problema cultural – Durante as exposições realizadas na reunião desta terça-feira (23), o secretário da Semulsp, Paulo Farias, destacou que a poluição nos igarapés de Manaus, causada pelo descarte de lixo por moradores, é uma questão cultural complexa. Conforme o secretário, as pesquisas realizadas pela secretaria indicam que existe uma negação por parte da população em relação ao seu próprio lixo.

    “São poucas as pessoas que praticam o ato de arremessar seu lixo no igarapé, mas algumas pessoas estão adotando um processo psicológico de negação. O lixo é descartado em canteiros centrais nas avenidas, em áreas verdes, em terrenos quando não há muro, nas calçadas de pontes. Ou seja, está em todos os lugares, menos da porta das residências. Recebemos muitas denúncias por parte da imprensa e da população”, relatou Farias.

    Discussões – Criado a partir de recomendação do MPF, o Fórum por Logística Reversa tem como objetivo discutir e promover medidas de reaproveitamento e a adequada destinação dos resíduos sólidos, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010).

    A legislação ambiental prevê responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Amazonas
    (92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
    pram-ascom@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_am




    Relacionadas
    • MPF e MPC recomendam ações em favor da logística reversa no AM
    • Após reunião mediada pelo MPF, Semulsp lança edital para criação de postos de coleta de resíduos sólidos em comércios de Manaus (AM)
    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações217
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-assinado-acordo-com-supermercado-de-manaus-am-para-criacao-de-posto-de-coleta-de-materiais-reciclaveis/735111796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)