Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/BA apura eventual ofensa à dignidade da pessoa humana pela Receita Federal

    há 15 anos

    O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) instaurou procedimento administrativo a fim de apurar eventual ofensa à garantia constitucional à intimidade, ao princípio da dignidade da pessoa humana e ao da igualdade tributária pela Secretaria da Receita Federal (SRF) do Brasil.

    De acordo com representação encaminhada ao MPF/BA e outras Procuradorias da República pelo procurador da República Sidney Madruga, para restituição de despesas relativas a procedimentos cirúrgicos, a Secretaria da Receita Federal (SRF) em Salvador exige do contribuinte a apresentação de um relatório médico com seus dados pessoais e/ou de seus dependentes para exame e análise de um profissional da própria SRF, para que verifique se o caso trata ou não de cirurgia estética.

    O problema, segundo a representação, é que o exame e análise do relatório é realizado por um profissional da Receita que não detém qualquer formação ou autorização legal ou normativa, para tanto; além de constranger o profissional médico que se vê igualmente obrigado a fornecer dados sigilosos de seus pacientes a terceiros (leigos na seara médica). A representação diz, ainda, que a necessidade de apresentação ou não do relatório médico fica a cargo do auditor da Receita Federal e dos Conselhos de Contribuintes de cada estado, que não possuem um entendimento uniforme a respeito.

    Por meio de ofício à SRF, o procurador da República Israel Gonçalves solicitou que o órgão se manifeste sobre a alegada ausência de norma que dê tratamento uniforme ao tema relacionado à cirurgia estética, o que, segundo o representante, gera posicionamentos diversos entre as unidades estaduais da Receita Federal, além de que informe se os laudos médicos exigidos são submetidos a exame de profissionais também médicos ou se apenas o auditor fiscal faz o juízo de valor sobre o seu conteúdo.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República na Bahia

    Tel.: (71) 3338 8003 / 3338 8000

    E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores710
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações182
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-apura-eventual-ofensa-a-dignidade-da-pessoa-humana-pela-receita-federal/1626004

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)