Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF busca convergência entre garantia de diretos das populações tradicionais e unidades de conservação

    Seminário reuniu membros e servidores que atuam nas áreas de meio ambiente e populações tradicionais

    há 9 anos
    A criação de novas unidades de conservação deverá ser precedida de estudo sobre a presença de povos e comunidades tradicionais. Além disso, deve ser assegurada a participação dessas pessoas, mediante consulta prévia, livre e informada. O posicionamento foi uma das conclusões do seminário “Convergências entre a garantia de Direitos Fundamentais e a Conservação Ambiental”, ocorrido entre os dias 14 e 16 de outubro, que reuniu membros do Ministério Público Federal com atuação nas câmaras de meio ambiente e patrimônio cultural e populações indígenas e comunidades tradicionais.

    O objetivo do evento, realizado em Belo Horizonte (MG), foi tratar formas de atuação do MPF que garantam a coexistência da proteção ambiental e da proteção dos direitos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

    Carta divulgada ao fim do seminário destaca que, nos casos de unidades de conservação já criadas e que não levaram em conta a presença de populações tradicionais durante seu processo de criação, deve-se buscar um modo de compatibilizar a permanência das populações tradicionais e a proteção ambiental. “Preferencialmente deverá ser defendida a permanência dos povos e comunidades tradicionais, adotando-se, em primeiro plano, medidas que garantam a segurança jurídica de tal permanência” pontua o documento.

    Procuradores e procuradoras também defendem consulta às comunidades, para elaboração e revisão do plano de manejo, e frisam a importância de se estabelecer um diálogo permanente entre as comunidades tradicionais e os órgãos responsáveis pela gestão das UCs.

    Além disso, os procuradores argumentam que, em casos de identificação de povos e comunidades tradicionais em unidades de conservação, é necessária a realização de estudos antropológicos e etnoambientais, envolvendo profissionais de diversas áreas de conhecimento, “de forma a possibilitar, entre outros, a caracterização do modo de vida tradicional das comunidades, a identificação de saberes que promovam a conservação ambiental e a compatibilidade das atividades desenvolvidas com a adequada proteção à preservação ambiental”.

    Confira aqui a íntegra da carta

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-busca-convergencia-entre-garantia-de-diretos-das-populacoes-tradicionais-e-unidades-de-conservacao/247926165

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)