Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/CE pede acesso aos outros 30 cadernos de pré-teste do Enem

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    Divulgação/Internet

    MPF/CE pede acesso aos outros 30 cadernos de pré-teste do Enem

    O número de questões que vazaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser bem maior, como indica inquérito da Polícia Federal. De acordo com a investigação, em todos os 32 cadernos do pré-teste aplicado no colégio Christus de Fortaleza havia questões idênticas às das provas do Enem e não apenas em dois cadernos, como havia sido confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

    Com base nessa informação do inquérito, o Ministério Público Federal no Ceará ingressou com pedido judicial para que o Inep apresente os outros 30 cadernos do pré-teste. A análise desses cadernos vai permitir definir exatamente quantas questões vazaram, argumenta o procurador da República Oscar Costa Filho.

    O Inep anulou apenas 14 questões para os alunos do colégio cearense. Essas questões estavam em dois cadernos do pré-teste e foram reproduzidas também num simulado do estabelecimento de ensino. Ocorre que todos os outros cadernos continham pelo menos duas questões usadas no Enem. No caderno 8 do pré-teste, com questões de Ciência da Natureza e Matemática, por exemplo, havia 11 ítens comuns ao Enem, número maior do que as 9 questões do caderno 7 que foram anuladas. Outro exemplo: 5 questões que estavam no caderno 3, da área de Linguagens e Ciências Humanas, foram anuladas, mas no caderno 5 da mesma área havia 8 questões que foram usadas no Enem.

    O inquérito da Polícia Federal contém um documento expedido pelo próprio Inep no qual pode ser verificado que em todos os cadernos do pré-teste havia questões comuns ao Enem. No documento existe uma tabela que aponta quantas questões de cada caderno foram utilizadas no exame, mas como esses itens podem são repetidos em mais de uma prova não é possível definir quantas questões foram de fato usadas no Enem, informação que só seria possível obter com a apresentação dos 30 caderno que o Inep tem se recusado a fornecer.

    Apesar de não ser possível ainda precisar a quantidade de questões que vazaram, o procurador Oscar Costa Filho acredita que esse número seja bem superior aos 14 itens divulgados e objetos de anulação pelo Inep. "Se confirmada essa hipótese, a seleção fica viciada", afirma o procurador.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ce-pede-acesso-aos-outros-30-cadernos-de-pre-teste-do-enem/2999754

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)