Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF defende melhorias no Código de Defesa do Consumidor

    O procurador regional da República José Elaeres Teixeira participou nesta quarta-feira, 13, de audiência pública na Câmara dos Deputados que avaliou propostas de reformulação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O evento foi realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, em comemoração do Dia Internacional do Consumidor (15 de março).

    Representando a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Elaeres destacou a modernidade da legislação vigente há mais de 20 anos, mas apontou algumas melhorias que podem ser feitas no CDC para deixá-lo mais completo. Segundo ele, umas das mudanças mais importantes é explicitar quais órgãos federais integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). “É fundamental incluir, por exemplo, as agências reguladoras, que hoje não participam do Sistema”, defende.

    O combate ao superendividamento também deve entrar na discussão da atualização do CDC. De acordo com o procurador, o Código deve prever medidas que garantam maior transparência, fácil acesso a informações e direito ao arrependimento para os consumidores de crédito.

    Outra proposta apoiada pelo MPF é o fortalecimento dos Procons. “Eles podem funcionar como meios alternativos de resolução de disputas relacionadas ao consumo”, explica. Além disso, é necessário prever no Código formas de proteção ao consumidor virtual que faz compras pela internet, e também garantir mais privacidade aos consumidores, estabelecendo, entre outras coisas, regras para ligações de telemarketing.

    Também participaram da audiência pública o ministro Antônio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o coordenador do Fórum Nacional dos Procons, Antônio Caldas Brito; a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva; o procurador-chefe Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), Marcelo Silveira Martins; a professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Claudia Lima Marques; a diretora do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Marilena Lazzarini; e a coordenadora institucional do Proteste, Maria Inês Dolci.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria Regional da República - 1ª Região

    Telefone: (61) 3317-4583 / 4865

    ascom@prr1.mpf.gov.br

    • Publicações644
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-defende-melhorias-no-codigo-de-defesa-do-consumidor/2646553

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)