Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF defende que Forças Armadas retomem atendimento de pensionistas

    Assistência médica a dependentes de militares foi suspensa sem aviso prévio

    há 6 anos
    O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou contrário à medida das Forças Armadas de suspender, após anos de concessão, o atendimento médico-hospitalar prestado a determinados pensionistas de militares. No processo movido pela Defensoria Pública da União (DPU), o MPF opinou que a interrupção do atendimento para dependentes sem processo administrativo ou aviso prévio fere os princípios da confiança e da não-surpresa. Entre os casos mais recorrentes de exclusão do atendimento está o das filhas solteiras de militares falecidos com direito a pensão, desde que não recebam outra remuneração, como estabelece a legislação. A Marinha e a Aeronáutica alegam, no entanto, que pensionistas não teriam relação de dependência e que, portanto, não guardariam direito à assistência de saúde. Na ação, além de condenar a União pela suspensão da assistência, a DPU também pediu a concessão de liminar para atendimento imediato de quem teve o serviço negado. Muitos beneficiários que tiveram o serviço interrompido eram idosos, pessoas com deficiência ou com doenças crônicas. Ambos os pedidos foram negados em primeira instância e serão reapreciados pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

    Para o MPF na 2ª Região (RJ/ES), no entanto, o fato de alguém receber pensão por morte não invalida sua condição de dependente do militar falecido. “Não há como se admitir a conduta das Forças Armadas, feita de maneira arbitrária, sem notificação prévia e qualquer esclarecimento de forma expressa ou documental”, argumenta o MPF no parecer.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
    Tel.: (21) 3554-9199/9003
    Twitter: @mpf_prr2

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações242
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-defende-que-forcas-armadas-retomem-atendimento-de-pensionistas/647610719

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)