Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    MPF: ex-servidor da Procuradoria da Fazenda Nacional é condenado por improbidade administrativa

    Irregularidades aconteceram entre 2008 e 2010 e, em 2013, servidor foi demitido

    há 5 anos

    O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) obteve a condenação do ex-servidor da Procuradoria da Fazenda Nacional em Vitória, Antônio Marcos de Mello Silveira por atos de improbidade administrativa registrados entre os anos de 2008 e 2010. Em 2013, após responder Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o servidor foi penalizado com a perda do cargo.

    Foi fixada pena de pagamento de multa no valor que corresponda a dez vezes a sua última remuneração recebida no órgão, acrescido de juros e correção monetária. O ex-servidor também fica com os direitos políticos suspensos e fica proibido de contratar com o Poder Público por três anos e perde a função pública que, eventualmente, esteja exercendo no momento do trânsito em julgado da sentença.

    Entre as condutas irregulares do réu que foram apontados do PAD estão: realizar parcelamentos irregulares, sem o recebimento da primeira parcela; reparcelamentos sem o pagamento do pedágio (o que era obrigatório); parcelamento de valores superiores a R$ 100 mil sem o oferecimento de garantia real ou sem aprovação do procurador-chefe da Fazenda Nacional; e modificação de controle dos parcelamentos no sistema de automático para manual, permitindo que empresas emitissem certidões negativas mesmo tendo débitos.

    A atuação do então servidor beneficiou contribuintes, mas principalmente a pessoa jurídica Miranda e Irmão Comércio e Indústria Ltda.

    Segundo a sentença, o réu sustentou não ter agido dolosamente. No entanto, diz o documento: “não é sequer crível que o réu, trabalhando no setor de atendimento há quase dez anos, fosse o único servidor naquela lotação que não conhecia os procedimentos básicos para realizar parcelamentos, reparcelamentos e parcelamentos de alto valor”. Além disso, foram identificados diversos outros procedimentos que foram realizados por ele de forma correta.

    O processo pode ser consultado no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br) com o número 0111037-81.2014.4.02.5001.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Espírito Santo
    E-mail:

    pres-ascom@mpf.mp.br
    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489

    www.twitter.com/MPF_ES

    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ex-servidor-da-procuradoria-da-fazenda-nacional-e-condenado-por-improbidade-administrativa/660464802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)