Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF fará diligências nas comunidades quilombolas

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal no Piauí através do procurador da República Kelston Lages, solicitou à 6ª Câmara de Coordenação e Revisão que atua na defesa das minorias, diligências nos municípios de Campinas, Isaías Coelho, Esperantina, São Miguel do Tapuio e Assunção, onde estão localizadas as comunidades quilombolas Volta do Campo Grande, Fazenda Nova e Morrinhos, Olho D´Água dos Negros, Macacos e Sítio Velho, respectivamente.

    Segundo o MPF, essas diligências têm como objetivo diagnosticar as necessidades e a realidade vivida pelas comunidades quilombolas do Piauí, e a sustentabilidade socieconômica para subsidiar a atuação do MP na implementação de políticas públicas junto aos órgãos competentes.

    A solicitação partiu de denúncia de representantes dessas comunidades, onde relataram entre outros problemas, a falta de demarcação do território quilombola por parte do INCRA, cobrança do pagamento do imposto Territorial Rural e Cadastro de Imóvel Rural- CCIR, mesmo sem ter os títulos das terras, irregularidades da Cepisa quanto à leitura, envio de conta de luz e cobrança de taxa para instalação de “canela” nos postes, além do não cumprimento integral por parte da FUNASA, na construção e reforma de casas da comunidade, para evitar a Doença de Chagas.

    Para o procurador Kelston Lages, o Estado brasileiro deve toda atenção à comunidade quilombola, como reparo da sociedade ao regime de escravidão ocorrido no país.

    A antropóloga Ângela Baptista, enviada para realizar o trabalho, chegará na próxima segunda-feira (25/10) e permanece no Piauí até domingo (31/10).

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Estado do Piauí

    (86) 2107 5987/ 5925

    • Publicações63
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-fara-diligencias-nas-comunidades-quilombolas/2431317

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)